Vizinho causou “apagão” que deixou toda a gente de um bairro sem carro

20/05/2021

Criou dispositivo de alarme caseiro para instalar na sua moradia e, sem saber muito bem como, deixou toda a vizinhança apeada.

Os habitantes de uma vila a poucos quilómetros de um centro de investigação da NASA, no estado norte-americano do Ohio, os comandos das portas das garagens e quase todas as chaves dos automóveis “deixaram de funcionar misteriosamente”. É assim que aparece discreto o estranho episódio nas páginas da edição online do ‘The New York Times’, onde se explica que, durante dias, vários especialistas e até inspetores da companhia elétrica se dedicaram a tentar identificar as causas prováveis do “apagão” que obrigou a parar grande parte dos automóveis naquela localidade.

Um poderoso sinal estava a interferir com o espetro eletromagnético de vários bairros até chegar a Cleveland, de onde começaram a chegar pedidos de ajuda: nem os comandos das garagens, nem as chaves dos veículos funcionavam na área afetada. Fora da qual o problema desaparecia. De acordo com o jornal, chegou a pensar-se que o problema estaria nas instalações do Centro de Investigação Glenn da NASA ou relacionado com o Aeroporto Internacional de Cleveland Hopkins.

Funcionários de várias empresas de telecomunicações foram também chamados a participar na investigação, que obrigou a cortar a luz nos lugares onde se detetou uma leitura mais forte de frequências de radio. Sem resultado, pois o misterioso sinal manteve-se ativo por dias.

As autoridades deram finalmente por resolvido o mistério, quando descobriram que a fonte de todos os problemas estava na moradia de um vizinho. O homem desenvolveu uma espécie de alarme caseiro que estava a inibir o funcionamento de todos os outros dispositivos em seu redor. Os especialistas explicam que com uma frequência mais forte se anulam os canais responsáveis por gerar os códigos que permitem, por exemplo, que o veículo reconheça o sinal emitido pela chave.