Volkswagen avalia ID.3 R com mais de 300 cv

30/06/2020

A Volkswagen estará muito perto de avançar com a decisão de produzir uma versão vincadamente ‘racing’ do elétrico ID.3, ostentando na carroçaria a sigla R, reservada aos modelos mais desportivos da marca.

De acordo com o responsável de desenvolvimento dos modelos da marca de Wolfsburg, Frank Welsch, em declarações aos ingleses da Autocar, a administração da Volkswagen estará neste momento a equacionar a produção de uma versão de altas prestações do compacto elétrico, prevista para meados de 2024. “Eu gosto da ideia, mas teremos de perceber se o mercado está preparado para aceitar um modelo como este”, com tração traseira motor atrás, a debitar mais de 300 cv, e incorporando várias soluções importadas do radical protótipo de competição ID.R. “É algo que estamos a estudar”, garantiu.

A confirmar-se, fórmula diferente daquela que a marca apresentará nas versões GTX confirmadas no portefólio dos outros modelos da família ID, com dois motores, um por cada eixo, e quatro rodas motrizes. “O ID.3 pode receber tração integral, mas é pouco provável que isso possa acontecer nesta primeira geração. Não terá uma versão GTX, mas vamos decidir sobre uma versão R de tração traseira.”, explicou o responsável.

Já em 2019, por ocasião do salão automóvel de Frankfurt, Jürgen Stackmann, Chefe de Vendas da Volkswagen, revelava as primeiras pistas sobre o interesse do fabricante no desenvolvimento do modelo a longo prazo. “Se há um futuro para o R, ele deve ser elétrico, é muito simples. Não será nos próximos anos, porque precisamos definir o que é R no universo dos elétricos. Claramente a sigla R significa motores de combustão. O passo lógico seguinte são os motores híbridos plug-in e, posteriormente, preparar a ponte para os modelos elétricos”.