Se a conectividade é atualmente um dos atributos mais valorizados pelos compradores de novos automóveis, a Volkswagen desenvolveu uma solução tecnológica para aqueles que já possuem um veículo com alguns anos e que procuram uma maior modernização tecnológica.

Sob o mote de ‘conectividade para todos’, a aplicação Volkswagen Connect surgiu como uma resposta da marca alemã para todos aqueles que já possuem um modelo da marca alemã com construção a partir de 2008 (a lista de modelos cresce gradualmente, mas excluídos estão já o Phaeton e o Touareg), fornecendo aos seus utilizadores um registo mais detalhado das viagens, além de disponibilizar informações que permitem aos condutores adotarem uma condução mais eficiente.

É precisamente sob esse prisma que a Volkswagen valoriza esta sua aplicação, aplicável para utilização particular ou profissional (ou seja, pode também ser instalada em veículos de frota com mais idade), fazendo com que muitos automóveis inicialmente sem capacidades de conectividade e comunicação com o utilizador possam beneficiar desses mesmos avanços tecnológicos.

Dados em força

O funcionamento deste sistema é relativamente simples, havendo a necessidade de adquirir um dispositivo DataPlug num concessionário da marca (gratuito para os clientes), sendo depois conectado na porta OBD2 situada no espaço junto aos pés no lugar do condutor. É a partir dessa ligação que o utilizador pode, depois, remotamente e a partir do seu smartphone (disponível para Apple iOS e Google Android) aceder a informações como avisos de manutenção, níveis de combustível, assistência em viagem, registo de percursos ou desafios por GPS (que incentivam o condutor a percursos mais eficientes).

É essa uma das particularidades mais interessantes do Volkswagen Connect: o registo das viagens, as quais podem ser definidas como privadas ou profissionais, criando-se uma espécie de ‘diário de bordo’ com os dados referentes às mesmas – o ponto de partida, o destino, a duração, o percurso efetuado e os custos com o combustível. Na vista detalhada, pode até analisar o estilo de condução ou consultar estatísticas sobre os quilómetros percorridos e a velocidade média. Indicadores como a temperatura e as rotações do motor são também compilados em relatório para análise posterior. Tudo isso pode servir para avaliar a prestação do condutor, sendo-lhe concedidos pontos pela sua eficiência e uma classificação com troféus virtuais.

No mundo de permanente conectividade, há ainda a opção de memorização do local de estacionamento, gravando automaticamente a última localização conhecida do veículo em mapa. Pode, por exemplo, partilhar a localização com membros da família através do WhatsApp com coordenadas de GPS. Os dados obtidos e analisados com esta aplicação são encriptados, pelo que a marca garante a total segurança e confidencialidade dos mesmos.

A marca criou um espaço online dedicado para que os interessados possam averiguar a eventual compatibilidade com o sistema Volkswagen Connect (www.vwconnect.com), a partir do qual terá acesso à lista completa de veículos que podem instalar o DataPlug, destacando-se modelos populares como o Polo 1.6 TDI de 90 CV de 2010 ou o Golf 1.2 TSI de 105 CV de 2009.

A aplicação Volkswagen Connect é mais uma das etapas que a marca germânica cumpre para o seu processo de digitalização e conectividade, alargando as possibilidades de interação entre os condutores e os seus veículos. Para os utilizadores de novos automóveis, a marca tem em curso o desenvolvimento de soluções ‘Volkswagen We’, que estabelece todo um ecossistema digital de funcionalidades e serviços de mobilidade do futuro, aspeto para o qual o grupo germânico olha com atenção.

COMO FUNCIONA?

O sistema é bastante intuitivo e funcional. Em primeiro lugar, basta adquirir o dispositivo Data Plug num concessionário da marca, sendo, como já se referiu, gratuito. Depois, instalá-lo na porta OBD que fica no lado do condutor, por baixo do tablier. De seguida, há que fazer o download da aplicação para smartphone – seja para Android, seja para iOS – e emparelhar com o sistema via Bluetooth. Deve igualmente ativar a localização do seu dispositivo móvel para que possa cumprir, mais tarde, os desafios e também fazer os cálculos de distâncias e gastos de combustível.

O dispositivo liga-se na porta OBD na zona inferior do tablier no lado do condutor.

Uma vez emparelhado o sistema, está pronto para o novo mundo de conectividade, com recurso a informações do estado do veículo, a ligação direta ao concessionário ou pedido de assistência com informação por GPS da localização do veículo.

Embora por vezes o emparelhamento por Bluetooth não seja imediato, a ligação é feita de forma automática, com o Connect a permitir fazer um registo de bordo de tudo o que é feito com o veículo, havendo ainda os já denominados desafios para tentar bater, como por exemplo os de economia ou os de distância.

No caso da viatura cedida pela Volkswagen, uma carrinha Passat com motor 1.6 TDI, foi também possível reforçar a enorme eficiência de combustível deste modelo, com uma média de consumo abaixo dos cinco litros por cada 100 km, mesmo com uma utilização normal.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.