Volkswagen Golf A59, o especial de homologação que nunca o chegou a ser

03/03/2024

A terceira geração do Volkswagen Golf iniciou a sua produção em Agosto de 1991, estando no mercado até Outubro de 1997, altura em que foi substituído pela quarta geração do Golf. De entre as versões mais apelativas do Golf, podemos encontrar o GTI e o VR6, no entanto, existe uma versão ainda melhor que essas duas, mas que nunca foi comercializada, denominado de A59.

O Volkswagen Golf A59 seria a versão de homologação para o WRC, segundo os regulamentos de Grupo A, para rivalizar com modelos como o Ford Escort RS Cosworth ou o Lancia Delta HF Integrale, e esperava-se que entrasse em competição, em 1994.

A versão de competição nunca chegou a ser produzida, no entanto, dois protótipos de estrada foram produzidos equipados com um motor de 2,0 litros de cilindrada, 16 válvulas, um turbo Garrett T3 ou KKK (as fontes divergem) e um intercooler que era arrefecido com jacto de água, para desenvolver 275cv as 6000rpm e 370Nm de binário às 3500rpm. A potência era enviada para as quatro rodas, através de uma caixa manual de seis velocidades da FF Developments e de um sistema viscoso Haldex, idêntico ao utilizado no posterior Golf R32. Conseguia atingir os 100km/h em cinco segundos e era capaz de atingir 270km/h de velocidade máxima. O peso total do modelo de estrada era de 1373 quilos.

Estes protótipos foram produzidos com a ajuda da Schmidt Motorsport a pedido da Volkswagen Motorsport, em 1992. A Schmidt não utilizou o motor de 2,0 litros do GTI mas desenvolveu um motor novo de raíz, com 1998cc de cilindrada.

Além da mecânica única, a carroçaria recebia alargamentos mais pronunciados, saídas de ar no capot, onde se poderia ver o motor, para-choques da frente diferente, com mais entradas de ar para refrigeração dos vários componentes, aileron traseiro e para-choques traseiro diferente, tudo produzido em fibra de carbono e Kevlar. O exterior era colmatado com as jantes de cinco braços de 16”. No interior tinha um rollcage, assim como os bancos Recaro A8. Além disso, o volante Momo era também distinto e o painel de instrumentos digital da Bosch só tinha presente o essencial.

A produção estimada seria de 2500 unidades para proceder à homologação, mas a Volkswagen decidiu cancelar o projecto. Dos dois protótipos construídos sobrevivem os dois, um costuma estar em exposição no museu na marca e o outro está na SMS, antiga Schmidt Motorsport, além de uma maqueta de exposição com uma carroçaria igual. Pensa-se que ainda existam mais duas carroçarias completas sem mecânicas, o protótipo utilizado para testes em túnel de vento e os vários kits estéticos que terão sido produzidos para aplicar nos modelos de produção.