O Volkswagen Golf A59 seria a versão de homologação para o WRC, segundo os regulamentos de Grupo A, para rivalizar com modelos como o Ford Escort RS Cosworth ou o Lancia Delta HF Integrale, e esperava-se que entrasse em competição, em 1994.
A versão de competição nunca chegou a ser produzida, no entanto, dois protótipos de estrada foram produzidos equipados com um motor de 2,0 litros de cilindrada, 16 válvulas, um turbo Garrett T3 ou KKK (as fontes divergem) e um intercooler que era arrefecido com jacto de água, para desenvolver 275cv as 6000rpm e 370Nm de binário às 3500rpm. A potência era enviada para as quatro rodas, através de uma caixa manual de seis velocidades da FF Developments e de um sistema viscoso Haldex, idêntico ao utilizado no posterior Golf R32. Conseguia atingir os 100km/h em cinco segundos e era capaz de atingir 270km/h de velocidade máxima. O peso total do modelo de estrada era de 1373 quilos.
Além da mecânica única, a carroçaria recebia alargamentos mais pronunciados, saídas de ar no capot, onde se poderia ver o motor, para-choques da frente diferente, com mais entradas de ar para refrigeração dos vários componentes, aileron traseiro e para-choques traseiro diferente, tudo produzido em fibra de carbono e Kevlar. O exterior era colmatado com as jantes de cinco braços de 16”. No interior tinha um rollcage, assim como os bancos Recaro A8. Além disso, o volante Momo era também distinto e o painel de instrumentos digital da Bosch só tinha presente o essencial.
A produção estimada seria de 2500 unidades para proceder à homologação, mas a Volkswagen decidiu cancelar o projecto. Dos dois protótipos construídos sobrevivem os dois, um costuma estar em exposição no museu na marca e o outro está na SMS, antiga Schmidt Motorsport, além de uma maqueta de exposição com uma carroçaria igual. Pensa-se que ainda existam mais duas carroçarias completas sem mecânicas, o protótipo utilizado para testes em túnel de vento e os vários kits estéticos que terão sido produzidos para aplicar nos modelos de produção.