Volkswagen integra o ChatGPT nos seus veículos

09/01/2024

No âmbito da edição de 2024 do CES – Consumer Electronics Show, a Volkswagen apresentou os seus primeiros veículos com ChatGPT integrado, tecnologia baseada em inteligência artificial aplicada no seu assistente de voz IDA.

No futuro, os clientes terão acesso direto à base de dados de inteligência artificial em todos os modelos Volkswagen equipados com o assistente de voz IDA e poderão ouvir os conteúdos pesquisados durante a condução.

A Volkswagen será o primeiro fabricante de grande volume a oferecer o Chat GPT como funcionalidade de série a partir do segundo trimestre de 2024 em muitos dos seus veículos de produção. A nova tecnologia é disponibilizada em conjunto com a mais recente geração de sistemas de infotainment nos seguintes modelos: ID.7, ID.4, ID.5, ID.3, o novo Tiguan e o novo Passat, bem como no novo Golf.

A integração do ChatGPT no assistente de voz da Volkswagen oferece uma multiplicidade de novas capacidades que vão além do controlo de voz atual. Por exemplo, o assistente de voz IDA pode ser utilizado para controlar o sistema de infotainment, a navegação e o ar condicionado, ou para responder a perguntas de conhecimento geral. No futuro, a IA fornecerá informações adicionais em resposta a perguntas mais abrangentes, como parte das suas capacidades em constante expansão.

A marca alemã garante que nada muda para quem está ao volante. O assistente de voz é ativado dizendo “Olá IDA” ou premindo o botão no volante. O IDA dá automaticamente prioridade à execução de uma função do veículo, à procura de um destino ou à regulação da temperatura. Se o pedido não puder ser respondido pelo sistema Volkswagen, é reencaminhado anonimamente para a IA e a voz familiar da Volkswagen responde.

A Volkswagen deixa também claro que o ChatGPT não tem acesso a quaisquer dados do veículo. As perguntas e respostas são imediatamente eliminadas para garantir o mais elevado nível possível de proteção de dados.