Volkswagen Tayron será o sucessor espiritual Tiguan Allspace

18/01/2024

Fabricado na China, mas considerado pela Volkswagen como “um carro global”, este SUV de sete lugares deverá chegar ao mercado europeu em 2024, com motorizações térmicas e PHEV.

Por outro lado, provavelmente não reparou, pois também não era um modelo com vendas não muito elevadas; mas a Volkswagen descontinuou o Tiguan AllSpace, a versão de sete lugares do seu SUV compacto, o Tiguan, em 2023.
Pois bem, agora, acaba de ser anunciada na China a renovação do Volkswagen Tayron, que passará a ter uma versão de 7 lugares que, segundo a revista britânica Autocar, chegará ao mercado europeu em 2024 (em 2025 para o mercado do Reino Unido) para ser o sucessor “espiritual” do Volkswagen Tiguan AllSpace.


Com um comprimento de 4,73 m, o Volkswagen Tayron será quase 20 cm mais comprido do que o atual Tiguan, pelo que com esse espaço e uma distância entre eixos até 2,79 m de comprimento, será possível incorporar uma terceira fila de bancos e assim oferecer sete lugares. Tornar-se-á assim o único SUV de sete lugares da marca à venda na Europa – tal como o antigo Tiguan AllSpace.

A Volkswagen comercializará este SUV na Europa com dois motores PHEV, com 201 e 268 CV, que teriam mais de 100 km de autonomia elétrica e capacidade de carregamento rápido ligado à corrente contínua. O jornal refere ainda que, dependendo do grupo motopropulsor escolhido, o próximo Volkswagen Tayron estará disponível em configurações de tração dianteira e integral.

Importa referir que, de acordo com as informações divulgadas, o Tayron continuará a ser fabricado na China, mas também será produzido na fábrica de Wolfsburg, na Alemanha, e na fábrica de Puebla, no México. Tudo indica que na Europa poderá manter a designação Tiguan.