Com mais de 9 metros de comprimento e 16 toneladas de peso, o Volta Zero é o primeiro veículo comercial de grande porte movido exclusivamente a baterias na Europa. Pode transportar até 8.600 Kg de carga, anunciando uma autonomia para até 200 km entre carregamentos. Apesar de configuráveis de acordo com as exigências de cada cliente, a marca sueca revelou que a capacidade das baterias varia entre os 160 e os 200 kWh.
Entre as vantagens do seu sistema de propulsão inovador está o facto de o Volta Zero necessitar de 90% menos peças mecânicas do que um veículo com motor de combustão interna equivalente, o que de acordo com o fabricante será decisivo para conseguir um posicionamento de mercado em linha com a concorrência equipada com motores Diesel, sendo a sua manutenção mais acessível.
Motorista ao centro
Não sendo opção para o transporte de longa distância, o Volta Zero foi desenvolvido para circular em cidade, o que explica a aposta num habitáculo em posição mais baixa do que o habitual e com o motorista colocado ao centro, com visibilidade ótima para todos os ângulos da estrada. De acordo com a marca, o campo de visão é de aproximadamente 220 graus, mas que pode ser de 360 graus com o recurso a um conjunto de câmaras eliminam os ângulos mortos.A aposta na segurança está também patente na farta lista de equipamentos de ajuda à condução, como a direção ativa, a assistência de sinalização rodoviária, a ajuda ao parqueamento, sistema de manutenção de faixa de rodagem, entre outros.
O veículo pesado 100% elétrico da Volta Trucks será produzido no Reino Unido, a partir do primeiro semestre de 2022, ano em que está prevista a entrega de 500 unidades, volume que aumentará para 5.000 até 2025.
