Volvo a caminhos dos 100 anos com a melhor forma de sempre

10/02/2024

A três anos de completar um século, a Volvo atravessa o seu melhor momento de sempre depois de atingir em 2023 a maior performance em 97 anos de existência.

Com efeito, a marca sueca bateu vários recordes desde a sua criação em 1927, ao conseguir vender 709 mil veículos mundialmente, e a gama de eletrificados representa já mais de oitenta porcento da sua venda de automóveis em Portugal.

Para atingir esse resultado no nosso país, muito contribuíram os modelos C40 e XC40, sendo o último responsável por 56% das vendas totais.

“Tenho muito orgulho na nossa equipa e na nossa rede de concessionários que conseguiu atingir resultados tão sólidos capazes de contribuir para um resultado global forte e fiável! As nossas vendas de modelos elétricos foram as melhores de sempre e o nosso recém-chegado EX30 está a ter uma performance acima das nossas melhores expetativas. Acreditamos que em 2024, iremos continuar a crescer à medida que avançamos para uma eletrificação total que é um dos pontos cruciais no nosso plano ambiental.” refere Susanne Hägglund, diretora geral da Volvo Car Portugal.

As espectativas para este ano são elevadas, com uma leitura macroeconómica favorável por parte da marca em relação à estabilização ou até mesmo a possível diminuição das taxas de juro por parte do BCE, bem como a redução da escalada de preços das matérias primas necessárias para a produção de baterias.

 

O “ponta de lança” da estratégia que a Volvo delineou para os próximos anos é o 100% elétrico EX30 que terá um papel importante para cumprir a meta de 50% das vendas de automóveis da marca serem totalmente elétricos já em 2025. As espectativas em relação ao modelo são elevadas, sendo o automóvel com o maior volume de sempre em pré-encomendas da marca em Portugal.

Apesar de a Volvo já se ter tornado um sinónimo de segurança para os ocupantes dos seus automóveis, transeuntes e condutores de outros veículos, – o SUV EX90 tem 16 sensores, e 8 camaras – como explica Susanne Hägglund “Temos de ir mais além e cuidar também da segurança do clima do nosso planeta”. A marca assumiu o compromisso de salvaguardar o futuro do habitat da humanidade. Para isso os seus veículos não utilizam pele animal no seu interior, são construídos com aço, alumínio, plástico e madeira reciclados atingindo os 50% no caso do EX30.