A Cyan Racing, o gabinete de competição da Volvo, assumiu o desafio de recriar o icónico P1800, coupé de linhas tipicamente italianas que serviu para trazer emoção ao catálogo do fabricante sueco especialista na produção de quadradonas carrinhas.
O resultado é este espetacular P1800 Cyan, que ‘copia’ todos os elementos essenciais do design arrebatador do original da década de 60, seja nas formas da carroçaria (com 4,2 metros de comprimento, 1,75 metros de largura e 1,22 metros em altura), seja no habitáculo, simples, quase minimalista, mas equipado com bancos desportivos com cintos de segurança de cinco pontos e ‘roll cage’ de titânio revestida a couro. O painel de bordo também utiliza aquele material nobre para cobrir a maioria dos painéis, enquanto o volante o Momo Prototipo e a instrumentação são de inspiração retro.
Dispensando o recurso a tecnologias de ponta, qualquer tipo de eletrificação ou ajudas eletrónicas à condução, o P1800 Cyan foi construído sobre a base técnica de fábrica, modificada para acomodar mais largas e jantes maiores, e com chassis reforçado com aços de alta resistência e fibra de carbono, material leve que também foi usado na conceção da carroçaria, para um peso total que não ultrapassa os 990 quilos. Entre as novidades, direção de pinhão e cremalheira em vez da caixa de direção original e a suspensão é independente de triângulos sobrepostos com barras estabilizadoras à frente e atrás, com amortecedores ajustáveis em dois níveis.
De acordo com o construtor, o Volvo P1800 Cyan será produzido numa série muito limitada, com preços a rondar os 500 mil dólares, antes de impostos…
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

