Wells Vertige: desportivo de motor central com 850 kg para mais de 200 CV

10/07/2021

Não podia desejar melhor arranque a jovem marca britânica Wells Motor Cars, que se estreia com o desportivo Vertige em produção limitada a apenas sete unidades, todas já com dono!

O desportivo de motor central e chassis em aço esgotou antes mesmo de chegar ao mercado para preencher uma lacuna no segmento dos pequenos desportivos. Robin Wells, fundador da marca, decidiu em 2014 avançar para a criação de um carro com caraterísticas únicas, num projeto que contou com a participação de Robin Hall da reputada Hall Engineering.

O modelo está, finalmente, pronto para avançar para a derradeira fase do seu desenvolvimento, com estreia dinâmica agendada para o Festival de Goodwood, a decorrer por estes dias.

O Vertige tem 4 metros de comprimento e só 1,14 m em altura, não ultrapassando os 850 kg de peso. O motor atmosférico (de origem Ford) debita 211 cv e 210 Nm, enviados para as rodas traseiras via caixa manual de seis velocidades.

Pensado para privilegiar as sensações, mais dos que a performance pura, o desportivo da Wells ainda anuncia convincentes 4,8 segundos de 0 a 100 km/h e uma velocidade máxima de 225 km/h.

Com apenas dois lugares, no cockpit do desportivo britânico destaca-se a instrumentação analógico e o volante de três raios revestido a couro também de inspiração retro, como é o punho do seletor da caixa em madeira. O toque de modernidade é dado pelo ecrã tátil de 7 polegadas ao centro do painel de bordo, equipamento da Sony. Sistema de navegação, Bluetooth, compatibilidade Apple Carplay e Android Auto e opção de ar condicionado fazem parte da dotação de série. A bagageira tem 206 litros de capacidade.

O preço do Vertige, que numa fase mais avançada será produzido em séries de 25 exemplares/ano, arranca nos 52 mil euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.