Ypsilon elétrico: o renascimento da Lancia

15/02/2024

O Grupo Stellantis quer renascer a Lancia, apresentando um Ypsilon 100% elétrico que começará a ser vendido em Itália e chegará, progressivamente, aos restantes mercados europeus. A Portugal só em 2025.

 

A Lancia renasceu oficialmente, com a revelação do seu primeiro modelo desde quase há uma década. O novo modelo da marca italiana assinala ainda uma nova era para o construtor, pois introduz a Lancia na mobilidade elétrica com um Ypsilon 100% elétrico.

A apresentação do modelo foi feita esta quarta-feira, a partir de Itália, numa transmissão por streaming que acompanhamos e que disponibilizamos em baixo.

A empresa fez uma parceria com o fabricante italiano de móveis premium Cassina para esta edição inicial do Ypsilon, tendo sido responsável por alguns pormenores de design, designadamente no interior.

Luca Napolitano (CEO da Lancia) e Luca Fuso (CEO da Cassina)

O veículo, que se inspira no concept car Lancia Pu+Ra HPE, terá uma edição inicial limitada feita em parceria com a empresa italiana Cassina. Serão 1906 unidades que simbolizam o ano 1906 em que a Lancia foi fundada e que serão colocadas no mercado italiano, através da campanha “1 de 1906”.

Com traços de estilo que evocam modelos da história da marca, como as luzes traseiras arredondadas inspiradas no carro de rali Lancia Stratos dos anos 1970, este Ypsilon tem um perfil semelhante ao “primo” Peugeot e-208, do mesmo grupo automóvel, Stellantis.

Em termos técnicos, o motor elétrico tem 115 kW/156 cv e 260 Nm de binário. O consumo situa-se entre os 14,3 e 14,6 kWh/100 km.

A Lancia anunciou que este seu EV disponibilizará uma autonomia de 403 km, pelo que isso significa que o modelo recorre à mesma bateria de 51 kWh do Peugeot e-208 e do Opel Corsa Electric (com os quais partilha a plataforma STLA Small), resultando num sprint 0-100 km/h de 8,2 segundos e uma velocidade máxima de 150 km/h.

O veículo, de segmento B, tem alguns elementos no habitáculo que lhe dão um ar distinto, como bancos de veludo com nervuras retangulares salientes (“cannelloni”), uma pequena mesa saliente na parte inferior do tablier (cuja parte frontal é revestida de couro costurado à mão e a parte traseira abriga o compartimento para carregamento por indução do smartphone), um volante mais típico de concepts e um sistema de infoentretenimento Sound Air Light Augmentation (“Sala”).

No interior, há dois ecrãs de 10,25″ (cluster de instrumentação e rádio digital). Para os responsáveis do emblema italiano, o Ypsilon representa “a máxima expressão de design, conforto e bem-estar italiano a bordo de um Lancia”.
Comprimento 4,08 m
Largura 1,76 m
Altura 1,44 m
Distância entre eixos 2,54 m
Capacidade de bagagem 310-340 litros

O único preço do Lancia Ypsilon 2024 conhecido no momento é o da série limitada Cassina, que está bastante equipada, e que será comercializada em Itália por 39.500 euros.

A chegada do Ypsilon ao mercado português só acontecerá para o ano: “A partir do primeiro semestre de 2024, a Lancia entrará na Europa com uma rede de mais de 70 novos concessionários em igual número de grandes cidades, onde se encontram os futuros clientes da marca. Os primeiros mercados a serem envolvidos, em meados de 2024, serão a Bélgica e os Países Baixos, seguidos pela França e Espanha, e depois pela Alemanha e Portugal em 2025”, explica o emblema.

A médio prazo

Para potenciar o seu legado, a Lancia irá recuperar a sigla HF para identificar as versões desportivas do Ypsilon e de outros modelos. Nesse sentido, o novo Lancia Ypsilon será o primeiro de três modelos elétricos da marca. Os outros são o Gamma (em 2026) e o Delta (em 2028).