A cidade alemã pretende replicar o modelo de Viena, que desde 2012, tem um passe anual de 365 euros. A capital da Áustria conseguiu com este sistema ter metade da população a usar os transportes públicos.

 

Com um euro por dia, os habitantes de Viena podem viajar em qualquer transporte público. Esse é o modelo que permite aos utentes comprar um passe anual por 365 euros. E esse é também o modelo que já levou metade da população desta cidade a utilizar diariamente o metro, o elétrico, o comboio ou o autocarro para circular no centro e na área metropolitana. Introduzido em maio 2012 na capital da Áustria, o sistema pode agora chegar também a Berlim na Alemanha.

 

“Passo a passo, quero alcançar o objetivo de introduzir um bilhete anual de transporte público de 365 euros”, contou ao The Guardian o presidente da Câmara Municipal de Berlim, explicando que o preço de um passe anual é atualmente de 761 euros. Ao reduzir o custo, Michael Müller diz esperar que a circulação de carros particulares, sobretudo no centro da cidade, venha a diminuir “significativamente”.

 

O que se pretende, aliás, é que a medida tenha o mesmo efeito que na cidade de Viena, onde o uso de transporte público disparou para 822 mil utentes, correspondendo a uma subida de 38%. A percentagem em Berlim é de 27%, em Munique de 23% e em Hamburgo de 18%.

 

Em Berlim, estima-se que o plano tenha um custo anual adicional de cerca de 100 milhões de euros, segundo o jornal Tagesspiegel. Mas a aplicação do modelo de Viena tem outros desafios que precisam ser ultrapassados. A redução de preços provoca um acréscimo de utilizadores e essa procura terá de ser sempre acompanhada com um investimento nas infraestruturas e serviços.

 

Os fornecedores da rede também precisam adquirir mais transportes ou maior número de composições para aumentar a capacidade e reduzir os tempos de espera. No caso de Viena, a operadora de transportes recebe anualmente 700 milhões de euros em subsídios da autarquia e do governo.  Outras medidas paralelas foram igualmente aplicadas para desincentivar o transporte individual. O valor das multas por estacionamento ilegal subiu 60% desde 2012 e os empregadores passaram a pagar o “imposto do transporte público” que ronda os dois euros por cada funcionário.

 

O passe de Viena é válido em todos os meios de transporte público e pode ser adquirido em qualquer dia do ano. O bilhete anual pode também ser incorporado num aplicativo móvel e ser exibido através do telemóvel, dispensando assim o cartão de plástico.

 

 

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