O programa educativo “Brisa nas Escolas” volta à estrada no início de cada ano letivo, para conquistar mais estudantes e professores do ensino básico, depois de ter envolvido 14 mil 530 alunos e 135 escolas, o ano passado.

O objetivo é estimular o interesse das crianças e promover a sua adesão às melhores práticas de segurança rodoviária, através de uma experiência lúdica e educativa, em articulação com a escola.

Esta é uma iniciativa que arrancou em 2005, com a criação deste programa de segurança rodoviária dirigido a população escolar do primeiro ciclo do Ensino Básico (entre os 6 e os 10 anos), focado desde o inicio na prevenção rodoviária, com o sub-programa “Primeiro a Segurança.”

Este projeto baseia-se numa ação de sensibilização levada às escolas, públicas e privadas, do ensino básico, e em cujas salas de aula é criado percurso por alguns temas centrais da segurança rodoviária, na perspetiva deste segmento especifico da população.

Os temas, vão desde a importância de usar os dispositivos de retenção quando viajam num veiculo, inclui explicação e experimentação de uma “cadeirinha, à importância de ver e ser visto, através do contacto com o conteúdo de uma viatura de patrulhamento e assistência, até à compreensão da importância das regras de trânsito e do respetivo cumprimento, através do contacto com os sinais de trânsito.

O que levou a empresa a lançar o projeto, foi perceber que não havia especificamente para esse público, um programa que colocasse as crianças em contato com a realidade da segurança, através de um ambiente rodoviário. Para Franco Caruso, Diretor de Sustentabilidade da Brisa, “esse é um tema difícil, porque não se pode levar crianças dessa idade para uma estrada, ou para uma rua, sem um conjunto de medidas de segurança, que tornam tudo muito complicado.”

A Brisa tem centros operacionais onde pode fazer esse tipo de contacto num contexto muito controlado e desenvolveu assim este programa de sensibilização para crianças, inclui ainda contacto com as viaturas de patrulhamento da Brisa e o entendimento das regras de trânsito através das categorias de obrigação, proibição ou informação dos sinais de trânsito.

Tem ainda um conjunto de iniciativas que tornam as crianças mais disponíveis para esta temática da segurança rodoviária. O objetivo é levar as crianças para fora da escola, ou do contexto típico de sala de aula, para estarem mais disponíveis a receber um conjunto de mensagens, que muitas vezes, segundo este responsável da empresa, para elas são mensagens de constrangimento.

Franco Caruso exemplifica, o caso de sentar uma criança no carro, com o devido cinto de segurança, ou ter consciência que, ao atravessar uma rua, tem que fazê-lo na passadeira. Conclui dizendo que “isso é semear, para mais à frente, o país poder colher cidadãos mais responsáveis, mais sensíveis a esta matéria da segurança rodoviária”.

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