A Câmara Municipal de Cascais, através da empresa municipal Cascais Próxima, chegou a acordo com a CP para manter a gratuitidade do estacionamento nos parques junto às estações para todos os titulares do passe Navegante Metropolitano, condicionado à disponibilidade de dotação dos mesmos.
A situação dos parques de apoio às estações de comboio continua por definir no âmbito da Área Metropolitana de Lisboa, mas enquanto não há uma decisão, Cascais decide suportar os custos para não onerar os atuais utilizadores.
“É uma situação que ficou por resolver no contexto metropolitano e que importa definir. Não é uma questão de Cascais que, pelo contrário, até é uma exceção pela gratuitidade. Olhamos para todos os concelhos da área metropolitana e a realidade é que todos os parques de apoio nas estações eram, à excepção de Cascais, tarifados”, assinala Carlos Carreiras.
O Presidente da Câmara de Cascais não esconde, porém, que a tendência será de aposta no transporte coletivo em detrimento do transporte individual, por questões ambientais, sociais e económicas. “Estamos, coletivamente, a fazer uma enorme aposta no transporte coletivo: passes reduzidos, um concurso público internacional que trará às ruas de Cascais mais (duplicando a oferta actual) e melhor serviço no transporte colectivo rodoviário a partir de 1 de janeiro de 2020, formas de mobilidade suave e mais estacionamento rotativo como incentivo ao comércio local e de proximidade”, referiu.

Para o autarca, todos estes fatores contribuem para mais e melhor mobilidade, para mais e melhor ambiente, com forte impacto social e económico. “Não faz sentido continuarmos a ter o carro como princípio e fim de toda a vida social.”
A extensão da gratuitidade é válida para os futuros titulares de passe Navegante Metropolitano, consoante disponibilidade dos parques de apoio às estações. Esgotada essa capacidade, há mais de 1300 lugares de estacionamento gratuitos em Cascais que servirão de suporte à política de mobilidade.

Mobilidade Gratuita.

Carlos Carreiras promete continuar a revolucionar o serviço público de mobilidade. A partir do início de 2020 com o início da operação da nova concessão municipal de transporte coletivo rodoviário, Cascais será o primeiro concelho do país a ter mobilidade interna gratuita para todos os residentes. “É uma política que se explica pelos ganhos de liberdade em mobilidade, pelos ganhos de economia individual e coletiva, e pela responsabilidade ambiental e social que nos norteia”, sustenta Carlos Carreiras.
A política de estacionamento em Cascais, por ter sido inovadora e liderante, está a adaptar-se à nova realidade metropolitana.
Todos os munícipes registados na aplicação MobiCascais terão direito a 100 minutos de estacionamento gratuitos por dia (exceto nas zonas vermelhas e de acordo com o regulamento em vigor) e vai proceder-se a uma harmonização de horário de cobrança. No concelho, o período de cobrança estará limitado entre as 09h00 e as 19h00 (com exceções que se encontram previstas no Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento Controlado do Concelho de Cascais e Regulamento Específico).

The post Câmara de Cascais acorda gratuitidade de estacionamento com CP appeared first on Portugal Mobi Summit.

Leia mais em www.portugalms.com