Arranca hoje e prolonga-se até 22 de setembro a Semana Europeia da Mobilidade. Há 48 países a participar e mais de 2800 cidades envolvidas.

 

A Semana Europeia da Mobilidade começa hoje e termina a 22 de setembro, com o Dia Europeu Sem Carros. A campanha europeia procura, desde 2002, melhorar a saúde pública e a qualidade de vida, promovendo a mobilidade limpa e o transporte urbano sustentável.

A iniciativa, que conta também com a adesão de cada vez mais municípios portugueses, adotou este ano o lema “Caminhar e Pedalar em Segurança“, procurando evidenciar os benefícios da bicicleta e dos modos pedonais na saúde, no ambiente e na economia.

O objetivo central é dar aos europeus a oportunidade de gozarem uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, promovendo um debate alargado sobre a necessidade de alterar comportamentos relativamente à mobilidade, em particular ao uso do automóvel particular.

Para promover a mobilidade urbana sustentável de forma mais abrangente, a campanha Semana Europeia da Mobilidade mantém, desde 2016, o seu portal MOBILITYACTIONS (Ações para a mobilidade). Mais não é do que um espaço onde entidades públicas e privadas podem partilhar as suas atividades e programas destinados a provocar uma mudança comportamental no sentido de adotarem uma mobilidade urbana sustentável.

As ações podem durar um dia, um mês ou assumir um caráter definitivo, não importa, desde que sejam um contributo para um novo paradigma da mobilidade. Pode ser uma deslocação de bicicleta para o trabalho, promovida no bairro, ou medidas específicas tomadas pela empresa para facilitar o uso de transportes públicos entre os funcionários, todas as iniciativas podem ser registadas online para serem divulgadas no portal da Semana Europeia da Mobilidade, podendo mais tarde ser usadas nos materiais de campanhas.

Passamos demasiado tempo sentados e a ideia é promover formas seguras de andar a pé e de bicicleta para fazer exercício e manter estilos de vida saudáveis e ativos. Segundo os dados divulgados no site da Semana Europeia da Mobilidade, os ciclistas vivem, em média, mais dois anos do que quem não anda de bicicleta e bastam 25 minutos de caminhada por dia para acrescentar cerca de sete anos de vida.

 

Inscreva-se já Consulte aqui o Programa

The post “Caminhar e pedalar em segurança” é o mote da Semana Europeia da Mobilidade appeared first on Portugal Mobi Summit.

Leia mais em www.portugalms.com