A Share Now, empresa de carsharing, da qual a Brisa faz parte, lançou- se hoje nas estradas de Budapeste. A capital húngara passa assim a ser a 31.ª cidade com viaturas da Share Now e a quarta em formato franchising com o Grupo Wallis. No total, existem agora 240 viaturas à disposição de todos os utilizadores deste serviço de partilha de automóveis, nas várias cidades onde o grupo está presente.

Em Budapeste, a frota é composta por oito modelos BMW e MINI diferentes, com destaque para os 40 elétricos BMW i3.

Esta operação na capital da Hungria é simbólica, por ser a primeira vez que a empresa vai usar autocolantes com alusão à dupla marca nos veículos, depois de passar pelo processo de fusão da Car2Go com a DriveNow (Brisa).

Com esta operação na Hungria, a empresa garante que consolida a liderança no mercado de partilha de carros em regime free floating, pelo menos no mundo ocidental, admitindo a excepção da China, onde não tem qualquer tipo de informação neste domínio.

A empresa soma quatro franchisados, Dinamarca, Finlândia, Portugal e, agora, Hungria, que, neste caso, junta indústria automóvel e resulta de uma parceria com grandes construtores que lançam mais alguns novos modelos.

Para João Oliveira, diretor geral da Share Now/ DriveNow em Portugal, há semelhanças entre a operação na Hungria e a operação em Portugal, apenas com algumas diferenças, “eles têm 240 e nós 210 veículos”.

O responsável considera que a grande novidade da operação em Budapeste é o facto de ser a primeira vez que a empresa vai atuar com dupla designação “os carros vão ter dupla marca pela primeira vez, portanto, ainda a designada DriveNow e a marca que ficará para o futuro, a Share Now.

João Oliveira esclarece ainda que, dentro de pouco tempo, Portugal também vai receber esse tipo de autocolantes, durante um período de transição de um ano para identificar veículos da frota com dupla marca. Só depois assumirá a nova designação.

Entretanto, em todas as cidades onde os carros, tanto da Drive Now como da Car2Go atuam, vão ter esse período de transição. Um processo que decorre da fusão dos serviços de mobilidade do grupo BMW com ao grupo Daimler, que resultou na criação de cinco áreas verticais, entre elas está o carsharing, na qual a Mercedes Benz tem uma empresa que é quase o dobro do tamanho da DriveNow, que é a Car2Go.

João Oliveira explica que “a cidade mais próxima que tem a marca Car2Go é Madrid e várias vezes no Web Summit, a Mercedes anunciou que viria pra Lisboa, mas não chegou a vir, porque já estavam nestas negociações da fusão”.

A segunda área vertical está ligada às aplicações para táxis, ou carros descaracterizados, onde a marca mais conhecida é a “MyTaxi”, mas também fazia parte do grupo Daimler, a Chauffeur Privée” que agora se chama “Captain”.

Há ainda uma terceira área vertical que tem a ver com os planners das cidades, que estão a caminhar no sentido de vender passes multimodais. Na Alemanha era o Moval e o RichNow que é o nome que vem dos Estados Unidos da América.

As duas últimas áreas verticais são mais orientadas para infraestruturas. Um serviço de parqueamento que é o Park Now e outro de carregamento de viaturas elétricas que é o Charge Now.

Todas as empresas que estão dentro destas cinco marcas vão adotar só a marca final.

No carsharing, as marcas Drive Now e Car2Go são substituídas pela Share Now e dentro de algum tempo, os táxi em Lisboa que dizem “My Taxi” vão ter um autocolante com designação “Your Now”.

Para já, a ShareNow conta com 4 milhões de membros, está representada em 30 grandes cidades do mundo e tem mais de 20 mil veículos, dos quais 3 mil e 200 são completamente elétricos.

A visão da empresa passa por crescer no número de veículos elétricos, bem como crescer no número de instalações em novas cidades e a médio prazo, o objetivo destas cinco áreas de negócio com terminologia NOW, juntando construtoras automóveis outrora rivais, desde a competição à comercialização, é chegar aos veículos autónomos.

Ana Maria Ramos

The post Share Now lança operação em Budapeste com 240 veículos appeared first on Portugal Mobi Summit.

Leia mais em www.portugalms.com