5G? O 6G já acelera e a mobilidade vai ganhar com ele

19/07/2021

Numa altura em que o 5G está na fase inicial de aplicação, o vindouro 6G acelera nos centros de pesquisa. Trata-se de uma comunicação que terá uma importância enorme para o futuro da mobilidade pelas elevadas velocidades e diminutas latências.

O 5G ainda está na sua fase inicial de aplicação, mas o facto é que já se trabalha na geração de comunicações seguinte, o 6G.

A tecnologia promete velocidades de conexão elevadas, na ordem de 1 TB (terabyte) por segundo, muito superiores mesmo ao 5G.

Uma das principais aplicações do 6G, sistema que poderá vir a ser aplicado em 2030, será no campo da mobilidade.

“Um sistema móvel que seja capaz de transmitir informação, a alta velocidade e através de uma conexão ultrarreativa, ultraconfiável e de latência ultrabaixa é essencial para o sucesso dos veículos autónomos da próxima geração”, explicam os especialistas da LG.

BAIXA LATÊNCIA É CRÍTICA QUANDO OS VEÍCULOS SE DESLOCAM A ALTA VELOCIDADE

A empresa sul-coreana aponta que a baixa latência é crítica quando os veículos se deslocam a alta velocidade e a comunicação entre veículos, entre veículos e infraestruturas ou entre veículos e peões através de 6G pode ajudar a prevenir acidentes e contribuir para uma experiência de condução mais segura.

Preparando o cenário para a eventual comercialização de 6G, a Next G Alliance resulta da cooperação de cerca de 50 empresas líderes nas áreas de informação e comunicação, que colaboram tendo em mente o objetivo comum de desenvolver e fazer evoluir a tecnologia 6G, de forma a influenciar e abranger o ciclo de vida de investigação e desenvolvimento, produção, construção de standards e preparação do mercado.

Incluído na Next G Alliance, encontra-se o Applications Working Group o qual é responsável pela identificação, avaliação e orientação do panorama da utilização de tecnologia 6G, coordenando-se com outros grupos da Next G Alliance para dar seguimento ao roadmap do 6G na América do Norte.

O perfil de Lee Ki-dong

Lee Ki-dong tem estado ativamente envolvido ao longo de 20 anos na investigação e standardização de sistemas de comunicação móveis e por satélites em várias organizações, incluindo IEEE e 3GPP.

Entre 2015 e 2019, foi o vice-presidente do 3GPP System Architecture Working Group e estendeu a sua especialização à indústria automóvel.

Lee recebeu o seu Ph.D. em Operations Research, Industrial and Systems Engineering da Korea Advanced Institute of Science and Technology (KAIST).

A LG Electronics acaba de anunciar a eleição de Lee Ki-dong, o principal engenheiro de investigação do Research and Standards Lab da LG EUA, como presidente do Applications Working Group da Next G Alliance até 2023, a iniciativa da Alliance Telecommunications Industry Solutions (ATIS) para promover a liderança em tecnologia mobile 6G para a próxima década.

“O trabalho da Next G Alliance está a construir o caminho para o 6G e o Applications Working Group vai desempenhar um papel fundamental na definição do futuro das telecomunicações”, afirma Lee Ki-dong. “A LG conta com um longo e histórico percurso no espaço da tecnologia wireless e é uma honra poder representar a LG nesta importante iniciativa”.

A LG Electronics tem tido um papel ativo na investigação 6G há já algum tempo, destacando-se o lançamento do LG-KAIST 6G Research Center na Coreia do Sul em 2019, bem como a parceria com o Korea Research Institute of Standards and Science para estudar as tecnologias 6G emergentes.

No início deste ano, a LG e a KAIST aliaram-se à Keysight Technologies, produtora global de equipamentos de teste e medição de telecomunicações wireless, para elevar esta colaboração a um novo nível.