Timo Bernhard retirou quase um minuto ao máximo anterior, com o seu 919 Hybrid Evo, colocando a fasquia nos 5m19.546s. Depois do Porsche 956C em 1983, 6m11.130s, agora foi a vez do Porsche 919 Hybrid Evo ‘cravar’ 5m19.546s!
Tal como já tinha sucedido em Spa, quando Neel Jani bateu o recorde do circuito, a Porsche, depois de se ter despedido do Endurance, ‘entretém-se’ agora a bater recordes, e com isso a dar algo que fazer ao projeto LMP1, que ‘morreu’ o ano passado. Ao contrário do que fez Stefan Bellof em 1983, que alcançou o registo em competição, este recorde não sabe ao mesmo, pois se qualquer marca construir um protótipo para ir ao Nordscheleife bater o recorde – e conseguir – o feito banaliza-se.
Pelos vistos, hoje em dia, o marketing fala mais alto e mesmo que o Porsche 919 Hybrid Evo só tenha agora esta ‘vida’, bater recordes em circuitos míticos, temos muitas dúvidas que no coração dos adeptos o feito valha o mesmo, comparativamente ao que fez Stefan Bellof. Seja como for, 5m19.546s é o novo recorde.
José Luis Abreu/Autosport