Dakar, Etapa 6: Carlos Sainz vence e recupera tempo

Carlos Sainz dominou a sexta etapa do Dakar, terminando a tirada com 4m06s de avanço para o seu colega de equipa Stéphane Peterhansel, que desta forma tem agora um pouco menos de meia hora de avanço sobre o espanhol na frente da corrida.

Nasser AlAttiyah foi terceiro, a 5m05s de Sainz, com Giniel de Villiers a ficar 26 segundos mais atrás. Cyril Després terminou o dia em quinto a 8m49s, um pouco na frente de Mikko Hirvonen. Bernard Ten Brinke chegou a rodar em quinto, a meio da etapa, mas depois perdeu gás e terminou atrás dos dois Buggy.

Com estes resultados, Peterhansel mantém a liderança a que chegou na terceira etapa, perdendo hoje um pouco de tempo, mas nada de muito significativo. quanto a Carlos Sainz, depois de começar o Dakar um pouco mal, em todas as etapas foi subindo posições, e hoje é o primeiro dia que vence…e não sobre na classificação, pois agora fica a faltar o mais difícil, chegar à liderança.

Bernard Ten Brinke é terceiro da geral e o melhor dos Toyota, embora tenha menos de quatro minutos de avanço para Nasser Al-Attiyah que é quinto classificado. Sexto posto para Giniel de Villiers, mais onze minutos atrás do seu companheiro de equipa, significando isto que os três Toyota cabem num quarto de hora.

O melhor Mini é agora Jacob Przygonski, em Mini All4 Racing, que hoje subiu de oitavo para sexto, suplantando os dois buggy de Eugenio Amos e Khalid Al Qassimi, que hoje tiveram um dia mau. O Italiano caiu de sétimo para nono e o piloto de Abu Dhabi, de sexto para oitavo. quem também subiu duas posições foi Martin Prokop. A fechar o top 10, P. SireyJol. Carlos Sousa foi 17º na etapa, ficando por saber em que posição da geral termina hoje. Há muitos concorrentes ainda para terminar a sua prova.