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Os sete maiores registos de excesso de velocidade

7º Alemanha: Um condutor de um Audi A3 é apanhado a 240 km/h… numa zona limitada a 60 km/h. A multa é 680€, quatro pontos e retirada a permissão de conduzir.
6º Espanha: Um Porsche 911 Carrera é apanhado a circular a 297 km/h. O carro não era de quem o conduzia, estava a testá-lo para decidir sobre a sua compra. O mais caricato, o condutor só tinha autorização para conduzir veículos adaptados que circulassem a uma máximo de 100 km/h…
5º Polónia: Numa estrada com limite de 120 km/h um Porsche Panamera foi apanhado a … 300 km/h. Uma multa de 1.170€ aligeirou a questão.
4º Reino Unido: Um Nissan GT-R foi levado até aos 309 km/h. Como em terras de sua majestade não se brinca, moral da história, 10 anos sem conduzir e 28 meses de prisão.
3º França: Num Audi RS4 o condutor decidiu anular o limitador electrónico de velocidade que o limitava a 250 km/h. Numa zona de 110 km/h foi apanhado quase ao triplo. Um ano de prisão deve ter dado para repensar a decisão…
2º Itália: As coisas mudam muito de países para países. Em Itália um condutor foi apanhado num Porsche 911 Carrera a 311 km/h numa autoestrada com limite de 130 km/h. Viu-se sem 10 dos 20 pontos da carta e com menos 357€. Na prática, ainda dava para ‘outra’…
1º Suiça: Pode parecer ironia, mas também se dá umas boas ‘gazadas’ entre a calma e organização suíças. Desta lista, é neste país que se encontra o topo. O maior registo de excesso de velocidade na Europa foi protagonizado por um Bentley Continental GT, apanhado a 324 km/h numa autoestrada em que 120 km/h eram o limite. Resultado, seis meses de prisão e 1.865€ de multa.

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Os limites de velocidade podem variar de país para país, mas apesar das possíveis oscilações, há uma base para que o civismo e segurança sejam garantidos.

Porém, há sempre quem se exceda… muitíssimo. Apesar de serem exceção, entre aqueles que até hoje foram apanhados na Europa, há sete casos ‘de quatro rodas’ que são tremendos excessos ao volante. Não deixa de ser curioso ver também a variação nas penalizações de país para país.

André Duarte