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Os carros elétricos que vão marcar 2018

Audi e-tron quattro: com um tamanho que o coloca entre os Q5 e Q7, apesar de mais perto do primeiro, a marca alemã anuncia uma autonomia na casa dos 500 km. Terá um motor elétrico alocado ao eixo dianteiro e dois ao eixo traseiro. A potência será de cerca de 430 cv e o binário de 800 Nm. Prevê-se um registo dos 0 aos 100 km/h em 4,6s;
Honda Clarity EV: Equipado com uma bateria de 25,5 kWh, terá uma potência de 161 cv e um binário máximo de 300 Nm;
Hyundai Kauai EV: a marca sul-coreana tem em agenda uma versão elétrica já para 2018. A autonomia rondará os 390 km, garantidos por uma bateria de 50 kWh;
Jaguar I-Pace: terá um motor em cada eixo garantindo assim tração integral. A potência será de 400 cv e o binário de 400 Nm, que se traduz por uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em cerca de 4s. O carregamento poderá ser feito em 2h00 num posto de carregamento rápido ou em 90 minutos num carregamento a 90%;
Mercedes EQC: conta com dois motores elétricos, um em cada eixo, e uma potência de cerca de 270 cv. A autonomia é de cerca de 400 km e tem tração integral. Poderá chegar em 2018 ou somente em 2019;
Nissan Leaf: chega já em janeiro a Portugal com uma autonomia aproximada de 400 km. Terá uma bateria de iões de lítio de 40 kWh. A bateria demora 16 horas as ser carregada numa tomada convencional de 3kW e 8 horas num posto público ou numa “wallbox” caseira de 6kW. Num posto de carregamento rápido, demora 40m até atingir os 80% de carga. A potência é de 150 cv para um binário de 320 Nm;
Opel Ampera-e: começou a ser comercializado na Noruega, no final de 2016, naquele que é o maior mercado europeu de veículos elétricos, mas a Portugal só chegará no próximo ano. A autonomia anunciada é de 520 km, o binário máximo de 360 Nm e a potência cifra-se nos 204 cv. A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 150 km/h;
Tesla Model 3: aquele que é o primeiro modelo compacto da marca terá na versão de entrada uma proposta que garante cerca de 350 km de autonomia e outra com uns mais expressivos 500 km. Chega dos 0 aos 100 km/h em menos de seis segundos, enquanto a velocidade máxima se cifra nos 209 km/h Os preços, em Portugal, deverão cifrar-se na casa dos 40 mil euros para a versão de entrada;

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A oferta de carros elétricos é cada vez mais uma realidade no mercado automóvel, com um gradual aumento de novos modelos a surgirem todos os anos. Nesse sentido, e porque 2017 está a terminar, cabe olhar para o que nos poderá trazer 2018 neste particular – seja em lançamentos ou chegadas a Portugal de modelos que já é possível encontrar em outros países. Conheça por isso alguns dos modelos elétricos previstos para o próximo ano, percorrendo a galeria em cima.

André Duarte