Juice Ultra 2 battery: carregamento rápido CC para carros elétricos sem necessidade de instalação

14/04/2024

A Juice Technology, uma multinacional de conceção e comercialização de soluções de carregamento para veículos elétricos, apresenta a sua nova estação de carregamento em Portugal, Juice Ultra 2 battery. Uma bateria integrada através da qual se estabelecem novos padrões para o carregamento de veículos elétricos: carregamento rápido em corrente contínua sem necessidade de instalação, elevado rendimento de carregamento com baixa potência de ligação à rede e aplicação versátil ao carregamento controlado por energia solar.

 

A nova estação de carregamento da multinacional suíça permite o carregamento rápido de veículos através da ligação direta a uma tomada eléctrica convencional (por exemplo, CEE32, mas de preferência CEE125 ou CEE63). Isto significa que não há necessidade da instalação demorada e dispendiosa normalmente associada aos pontos de carregamento rápido. Numa questão de uma hora, pode instalar o dispositivo, ligá-lo à rede eléctrica e começar a utilizá-lo.

Desta forma, Juice Ultra 2 battery permite o acesso a opções de carregamento altamente eficientes para veículos elétricos, oferecendo um serviço muito mais económico do que as estações de carregamento CC convencionais: ao fornecer continuamente energia às baterias, consegue-se uma elevada capacidade de carregamento apesar da baixa potência de ligação à rede.

O sistema integrado de armazenamento de energia com baterias de iões de lítio é gerido por um potente sistema de gestão de energia (EMS), que pode ser operado localmente ou através de acesso remoto. Este EMS coordena os fluxos de energia entre a rede, a bateria e os veículos elétricos e assegura uma distribuição de energia optimizada.

Isto faz desta estação de carregamento uma opção rápida, flexível e económica em determinados cenários, como concessionários de veículos, empresas de transportes ou frotas de empresas.

Carregamento CC com a facilidade de um dispositivo de carregamento AC

A Juice Ultra 2 battery permite-lhe desfrutar dos benefícios do carregamento rápido em CC com a flexibilidade e facilidade de um dispositivo de carregamento em CA.

O dispositivo tem uma potência de saída de até 210 kW, que pode ser distribuída através da gestão inteligente de carga para dois pontos de carregamento CCS e está disponível em duas versões: com uma unidade de bateria e uma capacidade de armazenamento de 233 kWh, ou com duas unidades de bateria e uma capacidade combinada de 466 kWh. A bateria de 233 kWh permite seis processos de carregamento standard em série que, uma vez concluídos, permitem recarregar rapidamente a bateria.

Pode ser carregada continuamente ou apenas em intervalos definidos. O sistema inteligente de gestão de energia da Juice Ultra 2 battery ajuda a reduzir os custos, evitando as horas de ponta, quando a energia é mais cara, uma vez que o carregamento da bateria integrada pode ser efectuado em horários em que as tarifas de energia são mais acessíveis, por exemplo, à noite. Assim, o potencial de poupança é considerável, uma vez que são evitados custos adicionais relacionados com o desempenho e as tarifas dos fornecedores de energia.

Opção de carregamento solar

O sistema inteligente de gestão de energia da Juice Ultra 2 battery permite armazenar e utilizar a eletricidade de sistemas fotovoltaicos para carregar veículos elétricos sem necessidade de instalações adicionais. A energia solar gerada é primeiramente utilizada para auto-consumo no edifício e a energia excedente gerada após este processo é utilizada para carregar a bateria integrada. Desta forma, os proprietários de frotas podem compensar ainda mais a sua pegada de carbono.

Resumo da Juice Ultra 2 battery:

  • Elevado desempenho de carregamento com pouca energia da rede elétrica.
  • Carregamento super-rápido em 2 pontos de carregamento ao mesmo tempo com até 210 kW (60 kW + 150 kW).
  • Opções de utilização flexíveis através de uma distribuição inteligente da carga e de um design modular expansível da capacidade da bateria.
  • Capacidade da bateria até 466 kWh.
  • Ajuda a poupar custos, evitando as horas de ponta e integrando a energia solar.
  • Estanque ao pó e protegido contra salpicos de água (IP65).
  • Máxima facilidade de utilização graças a um ecrã tátil de 19 polegadas.
  • Funcionamento numa gama de temperaturas de -25 °C a +55 °C.
  • Segurança: proteção contra sobrecarga, proteção contra curto-circuito, proteção de ligação à terra, proteção contra raios, proteção contra sobreaquecimento, paragem de emergência, sistema de alarme de incêndio, interrutor de emergência, proteção contra inundações.
  • Design compacto que requer um espaço mínimo.
  • GSM, LTE, LAN, WLAN disponíveis.