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Segurança nas estradas: 5 sistemas indispensáveis na assistência à condução

Cruise Control Inteligente Avançado: uma maneira muito prática e útil de minimizar as preocupações ao volante, mesmo que o veículo que siga à nossa frente altere a velocidade de condução. Através dos sensores dianteiros, o nosso automóvel mantém uma velocidade e distância constantes em relação ao veículo da frente ao acelerar ou travar automaticamente. Por exemplo, caso o trânsito pare, o sistema acciona automaticamente o travão até ao veículo ficar imobilizado e acelera até à velocidade desejada assim que a estrada fique livre
Travagem autónoma de emergência com deteção de peões: a atenção na estrada é algo que faz parte do abecedário da condução. Porém, a possibilidade de existir um momento em que nos distraímos é algo que pode acontecer até ao condutor mais atento. Nesse sentido, a travagem autónoma de emergência com deteção de peões pode dar um bom contributo. Este é um sistema que deteta obstáculos que possam seguir na mesma direção ou que estejam parados. A partir de determinada velocidade e até um limite (o barómetro da velocidade pode variar de marca para marca), o sensor aciona automaticamente a travagem quando se deteta um risco de colisão, que pode ser de um veículo ou de um peão. Uma boa ajuda para minimizar os possíveis danos “daquela” distração
Head-up display: nada melhor que ter informações para consultar sem que tenhamos de desviar os olhos da estrada. É precisamente aí que surge o Head-up display. Através do sistema são projetados dados e alertas relevantes de viagem num painel de slide-out de alta qualidade posicionado diretamente no campo de visão do condutor (conforme apresentado na imagem). Desta forma, o condutor pode consultar todo o tipo de informações de viagem ou navegação sem desviar os olhos da estrada. Falamos de informações como a velocidade a que circulamos; os sinais de trânsito; a ação dos sistemas de assistência; dados de navegação ou sinais de alerta
Alerta de transposição involuntária da faixa: na sequência do tópico anterior, este sistema pode ser uma boa ajuda num momento de distração ou sonolência. O sistema deteta a transposição involuntária de uma linha de marcação contínua ou descontínua sem que o condutor tenha ativado o sinal de mudança de direção, vulgo piscas, alertando-o com um aviso sonoro e outro visual no painel de instrumentos. Os sistemas mais avançados fazem uma correção automática na direção para recolocar o veículo na faixa devida.
Deteção e reconhecimento de sinais de trânsito: quem nunca passou por sítios em que não viu o sinal de trânsito ou não sabe qual o limite de velocidade? Pois bem, este sistema usa a câmara frontal e as informações do sistema de navegação para identificar os sinais de trânsito referentes à velocidade e exibe o limite de velocidade em tempo real. A informação pode ser apresentada tanto no monitor do sistema de navegação como no visor TFT no quadro de instrumentos. Este revela-se bastante útil ajudando-nos a saber qual o limite de velocidade máximo em cada situação, quando por vezes nos ‘escapa’ o sinal. Uma ajuda no ‘combate’ a possíveis multas

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Os sistemas de assistência à condução são algo cada vez mais presente, e em maior número, nos automóveis de hoje. Dos que equipam os modelos de série aos que só ‘surgem’ nos níveis de maior equipamento, são inúmeras as ajudas e funcionalidades ao dispor do condutor.

Independentemente do foco em que incidem, uma coisa é certa, todos têm como princípio, como o próprio nome indica, a melhoria e ajuda à tarefa de conduzir. Neste sentido, selecionámos cinco que consideramos indispensáveis e que contribuem em muito para aumentar a segurança nas estradas.

Conheça-os percorrendo a galeria.

André Duarte