Vila Real/WTCR: Yvan Muller vence e já lidera campeonato

Yvan Muller venceu a primeira corrida do fim de semana do WTCR, e passou a liderar o campeonato. Depois de um problema no arranque da primeira partida, esse acabou por ser o momento decisivo para si, já que ao ficar para trás ‘fugiu’ à confusão e partiu da pole na 2ª corrida. A partir daí foi só arrancar bem e não cometer erros…

Depois do acidente que atrasou a primeira corrida do WTCR em Vila Real, esta viria a ser retomada horas mais tarde, terminando depois com a vitória de Yvan Muller, com o francês a aproveitar para passar para a frente do campeonato.

Como plantel fortemente dizimado, Muller partiu de sexto na grelha na primeira partida, mas teve um mau arranque e caiu na classificação o que acabaria por ser a sua sorte pois os dois Volkswagen da Sébastien Loeb Racing de Rob Huff e Mehdi Bennani colidiram na curva 2, e levaram consigo vários outros carros.

O Hyundai i30 N TCR de Norbert Michelisz ficou muito danificado, mas conseguiu regressar às boxes, mas os dois Volkswagen da SLR já não são reparáveis para o fim de semana. Rob Huff e Mehdi Bennani tiveram que ser transportados para o hospital, a barreira em que Huff e Bennani bateram ficou com um enorme buraco, o que atrasou o recomeço.

A BRC tentou reparar o carro de Michelisz mas o roll bar estava danificado e o húngaro é mais uma ‘vítima’ do fim de semana. Também Michelisz passou pelo hospital, mas com uma lesão menor. Para alem destes três carros, ainda os de Yann Ehrlacher, anterior líder do campeonato, líderThed Björk (YMR Hyundai) ficaram de fora.

No recomeço, Yvan Muller partiu da pole na frente do honda de Esteban Guerrieri e do Hyundai de Gabriele Tarquini. O francês controlou por completo os acontecimentos, terminando na frente de Guerrieri e Oriola, que ocuparam os restantes lugares do pódio.

Jean-Karl Vernay, no Audi da WRT ainda andou perto do trio da frente, mas perdeu a posição para Pepe Oriola, que tinha passado pela joker lap uma volta antes. Na última volta, Tarquini furou, foi passado por Oriola e terminou em quarto. Aurélien Comte passou Benjamin Lessennes, da Boutsen Ginion Honda e foi sexto. Nathanael Berthon terminou em oitavo, no seu Audi RS 3 LMS da Comtoyou Racing terminando na frente do WRT Audi de Gordon Shedden, com Frédéric Vervisch a completar o top 10.

Quanto aos portugueses, José Rodrigues desistiu à sétima volta e Edgar Florindo foi 13º.

Yvan Muller é agora o novo líder da competição, já que como se sabe o anterior líder, Yann Ehrlacher não correu. As qualificações, Q1, Q2 e Q2 de amanhã arrancam às 9h00.

Classificação
1 Yvan Muller Hyundai 14 voltas
2 Esteban Guerrieri Honda +2.060s
3 Pepe Oriola Cupra +10.596s
4 Gabriele Tarquini Hyundai +12.925s
5 Jean-Karl Vernay Audi +13.926s
6 Aurélien Comte Peugeot +14.186s
7 Benjamin Lessennes Honda +16.696s
8 Nathanaël Berthon Audi +19.937s
9 Gordon Shedden Audi +20.169s
10 Frédéric Vervisch Audi +20.678s
13 Edgar Florindo Cupra +50.040s
NT José Rodrigues Honda