Dois dias concentrados num só
Os alertas da meteorologia tem sido uma constante por aquelas partes do globo e o Tufão que se fez sentir na China e no Japão obrigou a organização a condensar os dias de competição devido aos atrasos nos transportes do material das equipas. Assim teremos o domingo bem preenchido com a qualificação e as corridas. Teremos apenas uma sessão de treinos no sábado e no domingo a segunda sessão de treinos, seguida da qualificação e por fim as duas corridas. Este tipo de cenário não é novo e em 2014 aconteceu algo semelhante em Pequim.
Monteiro outra vez de fora
Ainda não é desta que o português regressará às pistas. A recuperação decorre a bom ritmo mas apenas quando o piloto estiver a 100% é que terá luz verde para voltar à competição. Monteiro terá de voltar a ver as corridas pela TV e torcer para que os resultados sejam semelhantes aos registados na China. É realmente duro ver o nosso piloto com o título ali tão perto e sem poder lutar por ele. Esperemos que regresse a tempo das duas últimas provas e que consiga ainda o que todos desejamos. É uma tarefa complicada mas ainda é possível.
Guerrieri ‘promovido’Tarquini já tinha compromissos para este fim-de-semana (estará em Adria para a prova do TCR com a Hyundai) e o escolhido para substituir Monteiro foi Esteban Guerrieri. Talvez como prémio por ter vencido a última prova e por ter mostrado um excelente nível ao longo da época, o argentino foi a escolha para a prova nipónica. Guerrieri ocupa o 7º lugar da geral e tem duas vitórias em seu nome. É um prémio justo para um piloto que merece ficar no WTCC.
Citroen cada vez mais ‘magros’
Estávamos habituados ao domínio dos C-Elysée em pista e durante 3 anos as máquinas francesas carregaram sempre bastante lastro para tentar equilibrar as contas, o que nem sempre acontecia, dada a qualidade dos carros. Os últimos resultados tem sido abaixo do esperado por parte dos pilotos da Loeb Racing e da Munnich, de tal forma que o lastro dos C-Elysée baixou para os 40Kg, o valor mais baixo desde a sua entrada no campeonato. Os Honda continuarão com o peso máximo e os Volvo irão manter-se também com os 70kg. Em condições normais serão excelentes notícias para Tiago Monteiro mas se a chuva resolver “ver de perto” as corridas, as contas ficarão de novo baralhadas e tudo pode acontecer. Mas com este lastro, os Citroen voltam a ser grandes favoritos.
Honda Civic WTCC – 1,180kg – +80kg
Volvo S60 TC1 – 1,170kg – +70kg
Citroën C-Elysée WTCC – 1,140kg – +40kg
Chevrolet RML Cruze TC1 – 1,110kg – +10kg
Lada Vesta WTCC – 1,100kg – +0kg
O piloto suíço que tem competido no ADAC TCR Germany tem agora a possibilidade de receber o seu prémio conquistado no ano passado. O piloto venceu o ETCC ao volante do Honda Civic TCR da Rikli Motorsport e ganhou o direito a participar numa ronda do WTCC. Como Guerrieri vai dar uma ajuda à Honda, o Chevrolet Cruze da Campos ficou vago e Richard vai aproveitar para sentir as sensações dos TC1. Claro que não será tarefa fácil pois o carro é bastante diferente dos TCR mas o piloto terá a hipótese de “imitar” Manuel Pedro Fernandes que no verão passado pilotou um Lada Vesta TC1 em Vila Real e fazer o melhor possível.