Apenas 18 pontos separavam os dois pilotos na classificação geral à partida para a última corrida do ano. Rob Huff (Volkswagen Golf TCR) detinha a pole position e perseguia o sonho da sua décima vitória em Macau. No entanto o britânico partiu mal e foi ultrapassado pelo piloto que ocupava o segundo posto da grelha, Esteban Guerrieri (Honda Civic TCR).
Michelisz (Hyundai i30 N TCR) colocou-se na frente de Muller (i30 N TCR) e era quarto à passagem pela curva Lisboa e com Jean-Karl Vernay (Audi RS3 LMS) no terceiro posto. Nessa mesma curva, Timo Scheider e Frédéric Vervisch, segundo e vencedor na segunda corrida respetivamente, seguiram pela escapatória, mas conseguiram voltar à corrida.
Norbert Michelisz serviu de tampão a Muller e fez um enorme jogo de equipa, enquanto o seu colega de equipa conseguia subir até ao nono posto mais atrás. A corrida entrou em período de Safety Car pouco tempo depois, devido a um toque de Panis nas barreiras, com o Audi a ficar parado numa zona complicada para o retirar.
Depois da saída do SC, Guerrieri manteve Huff e Vernay atrás de si, enquanto Michelisz fazia o mesmo em relação a Muller e tornava cada vez mais complicado para o francês poder chegar ao título. Cada volta que passava, Tarquini era cada vez mais líder e Guerrieri tinha uma excelente hipótese de se colocar no terceiro posto da classificação geral.
Na volta 11, Jean-Karl Vernay errou na saída da curva Lisboa e bateu nas protecções do circuito da Guia, deixando Michelisz no terceiro posto e Muller ascendia ao quarto lugar, que ainda não era suficiente para ultrapassar Tarquini na geral. Thed Bjork, colega de Muller, ainda o ajudou, com uma ultrapassagem num local pouco usual a Tarquini, que baixou para décimo, ainda suficiente para ser coroado vencedor da Taça do Mundo.A corrida terminou sob Safety Car devido a um acidente de Szabo na última curva, o que não permitiu a Muller um último esforço para tentar a ultrapassagem a Michelisz, embora nas voltas anteriores o francês ter mostrado já um menor andamento em relação ao húngaro.
Guerrieri terminou a corrida sem ninguém a pressiona-lo e assegurou o terceiro posto da geral, o melhor não Hyundai. Rob Huff foi segundo na corrida e Michelisz terceiro, enquanto no décimo lugar, Tarquini fazia a festa com a vitória na Taça do Mundo.
Em termos de equipas a YMR venceu na Taça do Mundo à frente da BRC, equipa de Tarquini.
Resultados da corrida 3:
Resultado da corrida 2: