WTCR/Macau: Tarquini prova que ‘velhos são os trapos’ e leva a Taça

18/11/2018

Gabriele Tarquini é o primeiro vencedor do WTCR. O italiano partiu do 14º posto da grelha na última corrida e podia até nem pontuar, já que Yvan Muller precisava de subir ao pódio. Tarquini terminou no 10º lugar, mas Muller não conseguiu ultrapassar um osso duro de roer chamado Norbert Michelisz e terminou apenas no 4º lugar.

Apenas 18 pontos separavam os dois pilotos na classificação geral à partida para a última corrida do ano. Rob Huff (Volkswagen Golf TCR) detinha a pole position e perseguia o sonho da sua décima vitória em Macau. No entanto o britânico partiu mal e foi ultrapassado pelo piloto que ocupava o segundo posto da grelha, Esteban Guerrieri (Honda Civic TCR).

Michelisz (Hyundai i30 N TCR) colocou-se na frente de Muller (i30 N TCR) e era quarto à passagem pela curva Lisboa e com Jean-Karl Vernay (Audi RS3 LMS) no terceiro posto. Nessa mesma curva, Timo Scheider e Frédéric Vervisch, segundo e vencedor na segunda corrida respetivamente, seguiram pela escapatória, mas conseguiram voltar à corrida.

Norbert Michelisz serviu de tampão a Muller e fez um enorme jogo de equipa, enquanto o seu colega de equipa conseguia subir até ao nono posto mais atrás. A corrida entrou em período de Safety Car pouco tempo depois, devido a um toque de Panis nas barreiras, com o Audi a ficar parado numa zona complicada para o retirar.

Depois da saída do SC, Guerrieri manteve Huff e Vernay atrás de si, enquanto Michelisz fazia o mesmo em relação a Muller e tornava cada vez mais complicado para o francês poder chegar ao título. Cada volta que passava, Tarquini era cada vez mais líder e Guerrieri tinha uma excelente hipótese de se colocar no terceiro posto da classificação geral.

Na volta 11, Jean-Karl Vernay errou na saída da curva Lisboa e bateu nas protecções do circuito da Guia, deixando Michelisz no terceiro posto e Muller ascendia ao quarto lugar, que ainda não era suficiente para ultrapassar Tarquini na geral. Thed Bjork, colega de Muller, ainda o ajudou, com uma ultrapassagem num local pouco usual a Tarquini, que baixou para décimo, ainda suficiente para ser coroado vencedor da Taça do Mundo.

A corrida terminou sob Safety Car devido a um acidente de Szabo na última curva, o que não permitiu a Muller um último esforço para tentar a ultrapassagem a Michelisz, embora nas voltas anteriores o francês ter mostrado já um menor andamento em relação ao húngaro.

Guerrieri terminou a corrida sem ninguém a pressiona-lo e assegurou o terceiro posto da geral, o melhor não Hyundai. Rob Huff foi segundo na corrida e Michelisz terceiro, enquanto no décimo lugar, Tarquini fazia a festa com a vitória na Taça do Mundo.

Em termos de equipas a YMR venceu na Taça do Mundo à frente da BRC, equipa de Tarquini.

Resultados da corrida 3:

Resultado da corrida 2: