Antepassado elétrico: Opel Kadett Impuls I comemora 30 anos de existência

08/07/2020

Autonomia até 337 quilómetros no ciclo WLTP1. Aceleração de zero a 100 km/h em 8,1 segundos. Bateria de 50 kWh que pode receber até 80% da carga em apenas 30 minutos num posto de recarregamento rápido.

O Opel Corsa-e adequa-se perfeitamente a uma utilização diária sem restrições, ou seja, é um automóvel elétrico para todos.

Um Opel elétrico especial, o Kadett Impuls I, antepassado do Corsa-e, foi concebido para uma utilização mais específica. A marca alemã criou este protótipo de testes há 30 anos, pensado especialmente para a condução em cidade.
O objetivo era estudar o comportamento de um automóvel elétrico baseado num modelo de produção, equipado com componentes elétricos então disponíveis, no tráfego trânsito urbano da época. Com uma condição: manter tanto quanto possível a volumetria do habitáculo e da bagageira, bem como a carga útil, dentro dos valores do modelo de produção.

A Opel desenvolveu o Kadett Impuls I em colaboração com a RWE, especialista em soluções de energia, e o fabricante de baterias SAFT, que é hoje o parceiro da marca nos planos para a produção conjunta de células de baterias na fábrica da Kaiserslautern.

A tração às rodas dianteiras do Kadett Impuls I era assegurada por um motor elétrico DC de 100V alimentado com corrente fornecida pelas baterias de níquel-cádmio. Para otimizar a distribuição de peso, as baterias estavam alojadas no compartimento do motor e sob a bagageira. No total, os acumuladores pesavam 310 kg, tinham capacidade de 14,3 kWh e ocupavam 170 litros de volume.

A potência máxima de 16 kW (22 cv) foi selecionada especificamente para a condução em cidade. A aceleração de zero a 50km/h durava 10,0 segundos. Com 1000 kg de peso, o este Kadett elétrico alcançava uma velocidade máxima de 100km/h. Subidas e descidas inclinadas, até 25 por cento, não eram problema para o Impuls I. O sistema de travagem já nessa altura regenerava parcialmente a energia cinética gerada em desaceleração, convertendo-a em eletricidade que armazenava na bateria.

Por cada 80 km percorridos, as baterias necessitavam de ser carregadas durante cerca de cinco horas. O conforto, contudo, não estava comprometido: carga útil de 350 kg (490 no Kadett de produção) e bagageira com 330 litros de capacidade (390 no modelo de produção).