Apesar do sucesso, os SUV causam também polémica e discussão devido às suas dimensões, peso superior e menor desempenho aerodinâmico. O tema mais recente diz respeito a uma proposta feita por Karima Delli, eurodeputada francesa e Presidente da Comissão dos Transportes e Turismo, que visa a introdução de uma nova carta de condução para que se possa conduzir um SUV de peso superior a 1800 kg.
A proposta refere que, para além de ocuparem mais espaço na estrada e serem menos eficientes do que um automóvel compacto, emitindo mais CO2, são ainda, “em termos de segurança rodoviária, mais suscetíveis de se envolverem em colisões do que os automóveis ligeiros de passageiros, com consequências muito mais graves”.
A eurodeputada Delli destaca ainda que “em comparação com estes gigantes sobre rodas, um peão tem duas vezes mais probabilidades de morrer em caso de atropelamento”. No projeto de proposta, explica, deveria ser introduzida uma carta de condução B+ para os automóveis e veículos comerciais com peso superior a 1800 kg.
Porém, na era atual, em que o automóvel elétrico começa a ganhar o seu espaço no mercado, são inúmeros os modelos cujo peso supera – alguns, por larga margem – o valor de 1800 kg estipulado na proposta.
Fonte: Motorpasion