Citroën apresenta autocaravana Holidays para viagens de aventura

15/01/2024

Anunciada no verão de 2023, a aposta da Citroën para reforçar a sua posição no território “Van Life” ganha agora forma com a apresentação do Holidays.

 

Disponível em alguns mercados a partir da próxima primavera, este moderno furgão transformado permite que até quatro pessoas usufruam da aventura com toda a liberdade e enorme conforto, fruto de um interior generoso e modular, podendo dormir, preparar refeições, partilhar momentos de convívio e acordar no meio de paisagens excecionais.

Equipado com tecnologias de assistência à condução de última geração, em favor do bem-estar, compacto e fácil de manusear, o Citroën Holidays traduz-se numa proposta de design forte, prático para o quotidiano e que oferece uma grande liberdade para descobrir o mundo com toda a tranquilidade.

Para responder a esta expetativa do mercado, a Citroën, que possui um grande savoir-faire em termos de modelos espaçosos e funcionais, focados no convívio e no bem-estar, associou-se à Bravia Mobil, empresa líder no mercado da conversão de veículos de lazer, para propor o Holidays. Derivada do modelo SpaceTourer, esta proposta mobilada mantém-se fiel à filosofia da marca de promoção da liberdade de movimentos, da partilha e do bem-estar a bordo. Inteligentemente concebido até nos mais pequenos detalhes, permite uma grande autonomia nas viagens.

O tejadilho retrátil na cor da carroçaria, de série, proporciona um amplo espaço para as cabeças. Permite ficar de pé no interior e integra camas para quatro pessoas. Capaz de acolher duas pessoas, o banco da segunda fila é deslizante e convertível, gerando um espaço de dormir com 1,15 metros de largura e 1,90 metros de comprimento. Este banco é também amovível se o cliente precisar de mais espaço a bordo. Colocada mais acima, outra cama de 1,20 metros de largura e 1,95 de comprimento permite desfrutar de noites mais perto das estrelas.

O design do colchão em forma de taça reduz o espaço ocupado, assegurando, ao mesmo tempo, um grande conforto. Quem dorme na parte inferior pode usufruir da janela traseira aberta para estar mais perto da natureza, bem como de estores a vácuo no para-brisas e nas janelas laterais. Da mesma forma, os que dormem na parte superior beneficiam de estores integrados e de uma janela no fole, soluções que lhes permitem gerir a ventilação e a luminosidade.

A cozinha, que inclui um lava-loiça e 2 bicos a gás, um frigorífico de 16 litros e uma mesa retrátil, permite realizar refeições agradáveis no interior para essas quatro pessoas, que podem usufruir dos bancos dianteiros da viatura, rotativos em direção ao espaço de convívio. As duas portas laterais deslizantes (podem sem elétricas em opção) permitem, também, cozinhar no exterior e fazer refeições ao ar livre nos dias de sol, aproveitando a mesa retrátil que pode ser colocada atrás da cozinha. Se o sol se tornar demasiado intenso, o Citroën Holidays está pré-equipado com uma calha lateral em cada um dos lados, permitindo a integração de um toldo de enrolar (como acessório). Note-se que o móvel da cozinha é, também ele, amovível para os cozinhados ao ar livre.

 

O interior é funcional e prático. A mesa pode ser utilizada para jantar, trabalhar ou jogar às cartas, podendo ser arrumada para dar prioridade ao espaço a bordo, sempre que necessário. O Citroën Holidays dispõe ainda de numerosos espaços de arrumação, para se manter a ordem no interior da cabina. Dispõe de dois depósitos de 10 litros, um para armazenamento de água limpa e outro para as águas residuais. Pode, também, integrar um duche na traseira do veículo, complementado com um depósito de 25 litros. Também é possível equipar o veículo com sanitas amovíveis.

São dois os motores diesel disponíveis para o Citroën Holidays: BlueHDi 145, associado a uma caixa manual de seis velocidades, e BlueHDi 180, associado a uma caixa automática de oito relações. Potentes e eficazes, estes dois motores permitem percorrer longas distâncias e explorar novos territórios, sem quaisquer constrangimentos.