Fiat mostra cinco concepts e promete que serão todos produzidos

26/02/2024

A Fiat revelou cinco intrigantes protótipos que irão dar origem a versões de produção nos próximos anos e que vão ter por base a mesma plataforma.

 

A nova gama do construtor automóvel italiano foi anunciada num vídeo com a participação do diretor executivo da Fiat e CMO global da Stellantis, Olivier François. O primeiro modelo desta gama será apresentado em versão de produção já em julho deste ano e, em seguida, será lançado um novo veículo todos os anos até 2027.

O primeiro dos novos conceitos apresentados é um veículo citadino ligeiramente maior do que o atual Panda e que tem um design inspirado no edifício Lingotto da Fiat em Turim, com uma pista de testes em forma oval no tejadilho. Como tal, o citadino apresenta muitas formas ovais em todo o seu design, especialmente no habitáculo, com um painel de instrumentos, ecrãs e apoios de cabeça ovais. Também podem ser encontrados muitos materiais reciclados, incluindo plásticos e bambu, por todo o lado. A Fiat afirma que este modelo será oferecido com uma série de mecânicas variadas, incluindo uma configuração eléctrica a bateria e motores de combustão interna.

Segue-se um conceito de pick-up. A Fiat Strada é o veículo mais vendido no Brasil e a marca acredita que pode replicar este sucesso a nível global. Tal como o citadino, a pickup tem um formato retro e quadrado e pretende combinar diversão e funcionalidade.

Foi ainda apresentado um grande fastback com um design semelhante ao da pickup. Foi rotulado como “herdeiro” do Fiat Fastback e do Fiat Tipo e pode vir a ser particularmente popular na América Latina, no Médio Oriente, em África e na Europa.

A este modelo juntou-se uma versão SUV ligeiramente alterada, bem como um derivado de uma “caravana” e que se posiciona como um “veículo para tudo” com elementos de estilo robusto, uma postura de condução elevada e pneus todo-o-terreno.