Ford SuperVan bate recorde em Mount Panorama, Austrália. Veja o vídeo

28/02/2024

A Ford levou a SuperVan 4.2 ao evento Bathurst 500 Supercars durante o fim de semana. Após a sessão de qualificação da corrida, Dumas foi para a pista para uma volta a quente.

 

De forma impressionante, registou um tempo de volta de 1:56.3247, estabelecendo um novo recorde no circuito. Este feito ultrapassou o tempo da pole do evento Supercars em mais de 10 segundos. Além disso, Dumas superou por pouco o recorde estabelecido uma semana antes por um Mercedes-AMG GT3 modificado.

“O esforço e a perícia necessários para repor o tempo de volta de referência para um veículo deste género em Mount Panorama não podem ser subestimados,” disse o diretor global da Ford Performance Motorsports, Mark Rushbrook, após a corrida recorde.

“Romain Dumas trabalhou com a nossa equipa para inovar, aprender, adaptar-se e o resultado foi um tempo que excedeu as nossas próprias expetativas. Há uma razão para termos optado por trazer a SuperVan 4.2 para Mount Panorama depois de Pikes Peak – não há nenhum sítio como este no mundo”, acrescentou.
O carro mais rápido a dar uma volta ao Mount Panorama é um McLaren MP4-23 de Fórmula 1, conduzido por Jenson Button em 2011, no âmbito de uma corrida de demonstração. Fez um tempo de 1:48,88.

A SuperVan 4.2 é diferente de tudo o que já percorreu a pista de corridas mais famosa da Austrália. Embora pese mais de 1.800 kg, é alimentada por três motores eléctricos com uma potência combinada de 1.400 CV. O design exterior radical também lhe permite produzir 1.995 kg de “downforce” a 242 km/h. Dumas conduziu o derradeiro Ford na Rampa Internacional de Pikes Peak do ano passado e quase conquistou a vitória absoluta, estabelecendo um tempo de 8:47.682.