De híbridos a Fuel Cell, a Hyundai tem estado na vanguarda no desenvolvimento de veículos ecológicos há três décadas. O fornecimento de uma mobilidade pura e a promoção de um futuro sustentável são os elementos chave relacionados com a mentalidade progressiva da Hyundai, que está a direcionar a marca para o futuro.
Década de 1990 – O desenvolvimento dos primeiros veículos elétricos da Hyundai
A Hyundai deu os seus primeiros passos no desenvolvimento de veículos elétricos no início dos anos 90. A empresa apresentou o seu primeiro 100% elétrico, Sonata Electric Vehicle, em 1991. Um concept baseado no Hyundai Sonata Sedan, que apresentava uma bateria de chumbo-ácido e oferecia uma autonomia de 70 quilómetros, assim como uma velocidade máxima de 60km/h. Nos anos seguintes, a Hyundai revelou mais concepts EV com bateria de chumbo-ácido.
Em 1992, um EV baseado no Excel, apresentava uma autonomia de 100 quilómetros e uma velocidade máxima de 100km/h. Em 1993, a Hyundai desenvolveu um segundo EV baseado no Sonata, com uma autonomia de 140 quilómetros e uma velocidade máxima de 120km/h. Posteriormente, em 1994, foi revelado um EV baseado no S coupe com um alcance de 140 quilómetros e uma velocidade máxima de 120km/h.
A Hyundai deu um passo ainda maior no progresso dos seus veículos elétricos com a abertura do seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Namyang, na Coreia do Sul, em 1995. Isto conduziu ao desenvolvimento de veículos elétricos com baterias de níquel metal hídrico, como o concept Accent EV. Este modelo ofereceu uma autonomia aprimorada de 390 quilómetros e uma velocidade máxima de 140km/h. Durante este período, a Hyundai também realizou as suas primeiras experiências com sistemas de propulsão híbrida. O primeiro veículo híbrido-elétrico da marca, o concept FGV-1, foi apresentado no Salão Automóvel em Seul, em 1995.
Década de 2000 – Avanços na tecnologia Fuel Cell
Na entrada do novo milénio, as preocupações ambientais começaram a ser uma tendência. A Hyundai começou a desenvolver veículos fuel cell em 1998, introduzindo o seu primeiro concept, o Santa Fe Fuel Cell, em 2000. O primeiro FCEV com um tanque de hidrogénio de 350-bar, era equipado com uma pilha de combustível de 75 kW e oferecia uma autonomia de 230 quilómetros.
Embora estas estatísticas fossem impressionantes na altura, em combinação com a falta de infraestruturas para veículos movidos a hidrogénio, os veículos fuel cell não eram viáveis na altura para serem produzidos em massa. No Salão Automóvel de Genebra, em 2004, a Hyundai anunciou a segunda geração concept fuel cell, o Tucson FCEV, equipado com uma nova bateria de polímero de lítio.
Este incorporou uma serie de avanços técnicos, incluindo uma pilha de combustível de 80kW e uma autonomia de 300 quilómetros. Isto foi apenas possível devido ao seu tanque de armazenamento de hidrogénio de 152 litros. Adicionalmente, o Tucson FCEV era capaz de trabalhar em climas frios, significa que mesmo estando exposto a temperaturas de -20ºC este conseguia trabalhar durante cinco dias. No final da década de 2000, os fabricantes automóveis começaram a produzir em massa veículos híbridos. A Hyundai manteve a sua liderança relativamente à inovação em sistemas alternativos ao apresentar o modelo Avante LPI Hybrid em 2009. Foi o primeiro veículo do mundo a ser movido por um motor interno de combustão, construído para funcionar com gás de petróleo liquefeito como combustível. O LPI Hybrid foi o primeiro veículo de produção a adotar baterias de polímero de lítio, baterias que a Hyundai desenvolveu em conjunto com os seus parceiros locais. Estas têm a vantagem de serem mais leves e de possuírem uma potência mais elevada.
Década de 2010 –A Hyundai torna-se pioneira na mobilidade futura
Após duas décadas de extensa pesquisa e de concepts inovadores, a Hyundai alterou o seu foco para tornar os modelos elétricos numa realidade durante a década de 2010. Em setembro de 2010, a Hyundai lançou em Seoul o BlueOn, o seu primeiro veículo elétrico em produção. Baseado no Hyundai i10, apresentava uma autonomia de 140 quilómetros e uma velocidade máxima de 130km/h.
Para além de ser o primeiro veículo híbrido convencional a utilizar baterias de polímero de iões de lítio, o Sonata Hybrid estava equipado com a tecnologia Blue Drive da Hyundai que melhorou o consumo de combustível e reduziu as emissões. Foi também o primeiro híbrido a operar com Transmission Mounted Electric Device (TMED). O TMED foi desenvolvido de forma independente pela Hyundai. A Hyundai celebrou um marco importante na ECO Mobilidade, em 2013, quando o ix35 Fuel Cell se tornou no primeiro veículo movido a hidrogénio no mundo a ser produzido em massa. O ix35 tinha uma potência de 100kW, com tanque capaz de armazenar 5,64kg de hidrogénio, assim como uma bateria de polímero de lítio de 24 kWh. Com o seu reabastecimento rápido e autonomia de 600 quilómetros, combinada com a ausência de emissões de CO2, providenciava benefícios quer para os clientes quer para a sociedade.
Em 2016, a Hyundai introduziu o IONIQ, o primeiro modelo do mundo a oferecer três motorizações ecológicas na mesma carroçaria: Hybrid, Plug-in Hybrid e Electric. O IONIQ utiliza a tecnologia Blue Drive para reduzir as emissões e melhorar a performance. A versão elétrica possui uma bateria de polímero de iões de lítio de 28kWh e uma autonomia de 200 quilómetros. Cada versão do IONIQ é construída com materiais leves, incluindo alumínio e aço de resistência elevada, consumindo, desta forma, menos energia enquanto é conduzido.
Além disso, protege o meio ambiente ao incluir materiais reciclados e orgânicos e na redução da dependência de produtos à base de óleo.
A Hyundai lançou em 2018 o NEXO, a segunda geração de veículos Fuel Cell o porta-estandarte a nível tecnológico. Apresentando a melhor autonomia do segmento, 666 quilómetros, o NEXO combina mobilidade pura com as mais recentes capacidades de condução autónoma e sistemas avançados de assistência à condução.
No final de 2018, a Hyundai anunciou o primeiro SUV elétrico sub-compacto do mundo, o KAUAI Electric. A procura dos clientes pelo KAUAI Electric superou todas as expetativas após o seu lançamento na Europa. Disponível com duas baterias, 39,2 kWh e 64 kWh, o SUV 100% elétrico oferece uma autonomia até 484 quilómetros com uma única carga.
2020 – Ano de eletrificação da Hyundai
Após 30 anos de inovações no desenvolvimento de veículos ecológicos, a Hyundai oferece agora a gama mais se diversificada de veículos elétricos do mercado. Com o NEXO, a Hyundai já encontra na segunda geração de veículos elétricos fuel cell. O Hyundai IONIQ também já se encontra na segunda geração, o que demonstra que a Hyundai está a otimizar os seus modelos de motorizações alternativas, enquanto os outros fabricantes ainda os estão a desenvolver. Com uma nova década em curso, a Hyundai continua a olhar para o futuro, com o objetivo de fortalecer ainda mais a sua posição de liderança na ECO Mobilidade. 2020 é o “Ano de Eletrificação” da marca, o que significa que a Hyundai pretende disponibilizar mais de três quartos da sua gama na Europa com uma versão eletrificada até ao final do ano, assim como tornar-se num dos maiores fornecedores de veículos com 0% de emissões na Europa. Esta eletrificação não irá passar apenas pelos veículos passageiros, a marca sul coreana levará a mobilidade ecológica aos veículos de competição e camiões. Até 2025, a Hyundai pretende ser um dos três principais fornecedores de veículos elétricos na Europa.