“Corrida para a Glória” já estreou nos cinemas em Portugal

10/05/2024

“Corrida para a Glória” (Race for Glory no original) estreia hoje ao público nas salas nacionais dos cinemas NOS, depois de uma antestreia que teve lugar ontem, por ocasião do primeiro dia oficial do Rally de Portugal 2024, cuja 57ª edição sai hoje para a estrada, partindo da cidade de Coimbra, prolongando-se até ao próximo Domingo, numa organização do ACP – Automóvel Club de Portugal, entidade que apoia esta estreia em Portugal.

 

O filme conta a história do Campeonato do Mundo de Ralis de 1983, temporada em que o Lancia Rally 037 enfrentou um forte concorrente, numa história real de ‘David contra Golias’, envolvendo a equipa da Lancia, liderada por Cesare Fiorio, numa das maiores batalhas entre rivais da história deste desporto.

Repleto da adrenalina vivida ao longo dessa temporada, o argumento de “Corrida para a Glória” recorreu aos relatos do próprio Cesare Fiorio, retratado no filme, que revelou alguns dos segredos do que realmente aconteceu ao longo desse ano. Paralelamente, a produção europeia utilizou automóveis de época genuínos e criou circuitos de corrida personalizados para retratar a velocidade e drama dos ralis. A etapa de Portugal, ocorrida nos primeiros dias de março de 1983, está bem presente no filme, cujo trailer pode ser visto aqui.

No centro da história de “Corrida para a Glória” estão Cesare Fiorio e Walter Röhrl, piloto alemão que se juntou à Squadra Corse Lancia precisamente em 1983, ano em que as incríveis capacidades de todos os técnicos, pilotos, engenheiros e designers permitiram à marca iitaliana alcançar um resultado extraordinário, a conquista daquele que foi o último Campeonato do Mundo de Ralis para uma viatura de duas rodas motrizes. Foi, também e à data, o quinto Campeonato do Mundo de Construtores da história da marca. Uma vitória sensacional conquistada oficialmente a 7 de Outubro de 1983, no Rali de Sanremo, etapa do Campeonato do Mundo desse ano inteiramente “assinada” pela marca italiana, que colocou quatro carros nas cinco primeiras posições finais.

Esta vitória em Sanremo marcou, precisamente, o início de um período dourado para a marca Lancia, que foi capaz de alcançar resultados heróicos, tornando-se memorável aos corações e olhos dos entusiastas.

Com 15 títulos de Campeã do Mundo de Ralis, três de Campeã do Mundo de Construtores de Resistência, uma vitória na 1000 Miglia, duas na Targa Florio e uma na Carrera Panamericana, a Lancia continua a ser a marca mais bem-sucedida de todos os tempos no mundo dos ralis.