Assumindo-se como um moderno tributo a um modelo que oficialmente nunca existiu, o novo EVO38 presta homenagem àquela que podia ter sido a evolução do bem-sucedido Lancia 037, o último modelo de tração a duas rodas a conquistar um título mundial de ralis, no longínquo ano de 1983.
O novo 038 apostaria já num sistema de tração integral, bem como em mais potência, para lutar com o Audi Quattro no Campeonato do Mundo de Ralis, mas o “velhinho” 037 acabaria por ser substituído pelo Delta S4. A Lancia chegou, no entanto, a construir um protótipo.
O novo automóvel é uma sucessão natural do Kimera EVO37 lançado em 2021, mas agora com a já mencionada tração integral e cerca de 100 cavalos adicionais, cortesia de um turbocompressor maior e da adoção de outros componentes novos.
O novo EVO38 debita quase 600 cv e recorre a uma caixa manual de seis velocidades modificada com relações de transmissão mais curtas para os enviar a ambos os eixos. Está também prevista a opção de uma caixa sequencial.Ao utilizar extensivamente a fibra de carbono e o titânio na sua construção, a Kimera conseguiu minimizar o efeito do peso adicional do elaborado sistema de tração integral. Quando colocado na balança, o EVO38 fica-se pelos 1100 kg.
A nova obra-prima da Kimera está também equipada com um diferencial de acionamento eletrohidráulico controlável a partir do interior que permite ao condutor escolher a quantidade de potência que deseja enviar para os eixos.
A suspensão foi melhorada em relação ao 037 e tem agora amortecedores controlados eletronicamente, bem como um sistema de elevação para superar as lombas que possam surgir no caminho ou facilitar o acesso à garagem.
Os pormenores relativos aos preços não foram ainda divulgados, mas o 037 foi vendido por cerca de 480 mil euros, o que nos pode dar uma ideia do preço final do novo EVO38.