Maserati celebra o 60º aniversário do Quattroporte

01/11/2023

A Maserati está a celebrar os 60 anos da sua berlina Quattroporte. Apresentado em 1963, na 45ª edição do Salão Automóvel de Turim, o Quattroporte continua a reinventar-se e a inovar, mantendo-se, ao mesmo tempo, fiel ao espírito de sempre. Foram já produzidas mais de 75 mil unidades ao longo das últimas seis décadas.

Davide Grasso, CEO da Maserati: “O Quattroporte é a história da Maserati. Um automóvel que conta a nossa história, e que nos representa, há mais de meio século, de forma prestigiante no mundo das berlinas.

Desde 1963, tem sido a crónica da evolução de um dos mais amados e apreciados modelos, inaugurando um segmento que, até então, era território desconhecido e por explorar. Um automóvel que conseguiu, com êxito, reinventar-se sempre, sem nunca perder a sua identidade, para adaptar-se à passagem do tempo, às mudanças na sociedade, aos avanços da tecnologia e da indústria, e às tendências, e que se tornou na escolha da nossa clientela mais seletiva, bem como do mundo do entretenimento e das grandes figuras de nível internacional.

Uma fonte de orgulho para nós, e um reconhecimento daquele carácter distintamente italiano que a Maserati sempre teve como objetivo exportar para todo o mundo com as suas criações.

Agora, como antes, o Quattroporte continua a ser o nosso porta-estandarte, sinónimo de um luxo único, apreciado pelo seu requinte e atenção aos detalhes, pelo desempenho e qualidade superiores, e pelo espaço envolvente, combinado com um toque estilístico intemporal, que o tornou um automóvel eterno”.

A primeira geração do Maserati Quattroporte estava equipada com um motor V8 derivado da competição e atingia os 230 km/h, uma berlina rápida, mas assumidamente luxuosa. Nomes como Bertone, Giugiaro, Gandini e Pininfarina fazem parte da história do Quattroporte, cuja geração mais recente foi concebida “in house”, no Centro Stile Maserati.