Opel Experimental é uma visão clara do futuro da marca

09/08/2023

A Opel está a mostrar como irá abordar o futuro com o seu novo concept Opel Experimental. Com um design exterior ultramoderno, proporciona uma visão clara do rumo que a marca irá tomar nos próximos anos.

Os destaques incluem as características de vanguarda em termos de eficiência aerodinâmica, o interior espaçoso e iluminado com bancos de construção ligeira e um head-up display de última geração.

 

Uma das coisas que mais chama a atenção na silhueta elegante do Opel Experimental é a ausência de elementos cromados. Em vez disso, a adição de iluminação exterior e gráficos contrastantes arrojados conferem personalidade e sofisticação às proporções já de si impressionantes. Globalmente, o eficiente crossover elétrico a bateria baseia-se numa plataforma BEV de última geração da Stellantis e está também equipado com tração elétrica integral. O perfil afunilado dramático tem um design arrojado e puro com uma superfície depurada para realçar a sua presença deslumbrante. Até os espelhos retrovisores tradicionais deram lugar a câmaras de 180 graus totalmente integradas nos pilares C, enquanto os arcos das rodas musculados e definidos realçam a postura confiante.

À frente, o novo Blitz iluminado da Opel situa-se orgulhosamente no centro da assinatura Opel Compass, o elemento orientador da filosofia de design da Opel. É ladeado pela iluminação de assinatura em forma de asa alongada no eixo horizontal, enquanto o vinco central iluminado acrescenta mais dramatismo. Isto repete-se na traseira com a distinta assinatura da luz de travagem em forma de bússola, criada pela tecnologia de iluminação de vanguarda e pela sofisticada transparência do vidro. Isto combina-se com as letras Opel arrojadas – em vez do logótipo Blitz na traseira – para formar o elemento central. À volta da bússola dianteira encontra-se a nova geração do Opel Vizor 4D. A dimensão extra é a adição de tecnologias de visão avançadas, incluindo sensores, sistemas Lidar, radar e câmara.

Apesar das dimensões exteriores colocarem o Opel Experimental no segmento C compacto, o interior apresenta-se tão espaçoso como se fosse do segmento D. Isto foi possível graças à libertação de espaço (detox) no interior do Opel Experimental. O volante rebate-se facilmente quando não é necessário. Isto é possível graças ao sistema “steer-by-wire”, que reduz ainda mais o peso ao eliminar os componentes mecânicos da direção. Por outro lado, os bancos ligeiros adaptativos combinam uma estrutura leve, mas duradoura, com tecidos de tecnologia de malha 3D.

O Pure Pad flutuante e transparente situa-se à frente do apoio de braços dianteiro. Pode ser configurado de acordo com as preferências pessoais do condutor, permitindo assim o acesso imediato aos controlos mais utilizados. O crossover elétrico a bateria fará a sua estreia mundial no IAA Mobility deste ano em Munique (5 a 10 de setembro de 2023), onde certamente chamará a atenção e apresentará a um novo público a visão da Opel para a mobilidade individual sustentável.