Pagani lança simulador inspirado em hipercarro de 2,5 milhões

03/04/2024

Simulador ultra-realista da Pagani Automobili recria a posição de condução e as sensações do Huayra R de 2,5 milhões de euros.

 

Com o sucesso crescente da vertente eSports, a competição no mundo virtual, o fenómeno acelera a toda a velocidade. A Pagani Automobili é mais um player neste mercado, anunciando o novo simulador Huayra R, um avançado sistema de condução virtual inspirado no superdesportivo da marca, desenvolvido em colaboração com a Racing Unleashed, fabricante de simuladores de última geração para pilotos profissionais. Inicialmente disponível exclusivamente para proprietários do Huayra R, o super-simulador da Pagani estará em breve acessível ao público através da sua rede internacional de concessionários, por preços que não são ainda conhecidos, mas devem rondar os 100 mil euros. O mesmo que custa já um bom desportivo para conduzir… em pistas reais.

O projeto teve origem em 2020, envolvendo duas divisões da Pagani: a Equipa de Dinâmica Veicular da Pagani Automobili, responsável pela criação de modelos realistas, e a equipa da Pagani Arte, que abraçou o desafio de traduzir a essência dos Hipercarros Pagani num produto de design. As duas equipas recorreram à Racing Unleashed para criar uma sinergia que permitisse desenvolver uma configuração virtual extraordinariamente fiel e envolvente; o design conjunto de hardware e software permitiu um realismo excepcional na reprodução dos movimentos do carro e das características do asfalto.

O simulador é construído em alumínio e fibra de carbono nos mesmos moldes dos usados para os modelos da Pagani e replica a posição de condução do Huayra R ao milímetro, incluindo a adoção da mesma pedaleira hidráulica do hipercarro. Já para não falar que imita fielmente a sonoridade dos escapes do V12 naturalmente aspirado, através de um sistema surround 5.1.

Depois, a pintura da estrutura em fibra de carbono, o avançado sistema de cinto de segurança ativo que simula o feedback da aceleração longitudinal e lateral, o emulador de ABS que ajuda a modular a travagem no limite da aderência e o banco, todos os elementos são criados para transmitir as sensações exatas do carro em pista. No ecrã curvo, as imagens super-realistas da interface Assetto Corsa Pro, plataforma de simulação líder no mercado, que garante uma experiência extremamente realista através da utilização extensiva de tecnologias de ponta, como circuitos digitalizados a laser. O simulador de condução mede 3.110 mm de comprimento e 1.700 mm de largura.