Pick-up Alaska da Fisker vai ser vendida na Europa

25/01/2024

A pick-up elétrica Tesla Cybertruck não virá para a Europa, mas uma das suas rivais mais atrativas, deverá chegar ao Velho Continente.

 

Estamos a falar do Fisker Alaska, um modelo que, tal como o Ford F-150 Lightning, é elétrico e estará disponível para ser comprado na Europa. No entanto, as unidades Fisker serão limitadas, pelo que terá de ser rápido se quiser comprar uma.

A pick-up tem por base a mesma plataforma do Ocean SUV, que está atualmente à venda na América do Norte e na Europa. Ainda falta algum tempo para vermos o Alaska, pois parece que a produção só começará no primeiro trimestre de 2025. Inicialmente, não sabíamos se seria um produto global ou limitado aos fãs das pick-ups norte-americanas. Mas meses após a apresentação, a marca confirmou à Autocar que o modelo estará disponível para os compradores europeus.

O Alaska propunha duas capacidades de bateria, 75 e 113 kWh. A primeira com uma autonomia estimada de 370 quilómetros, enquanto a segunda chega aos 550 quilómetros. Em comparação com o Ocean Extreme, o Ocean Extreme tem uma autonomia máxima medida pelo ciclo WLTP de 660 km.

Se considerarmos o mesmo modelo, o Ocean Extreme, tem um sistema de tração integral com dois motores e produz 550 CV. A versão de entrada tem 275 CV. Tendo em conta o seu foco, os valores do Alaska poderão rondar estes números. Para além disso, a Fisker revelou que a pick-up irá acelerar dos 0-100 km/h entre 3,9 e 7,2 segundos, dependendo das variantes e da configuração.

E o preço? Ainda é um mistério. A marca prometeu que o modelo estará à venda na Europa, como dissemos, mas ainda não se sabe exatamente quanto custará. A própria Fisker planeia iniciar o preço da Alaska em 45.400 dólares, o que equivale a cerca de 41.700 euros.