Superdesportivo híbrido com 2000 CV é a estrela da Automobili Estrema

14/05/2021

Chama-se Automobili Estrema e é um novo e desconhecido pequeno construtor italiano de automóveis que acaba de dar a conhecer o seu primeiro trabalho no mundo das quatro rodas: o Estrema Fulminea, um superdesportivo que anuncia 2069 CV de potência por culpa de uma tecnologia que a marca garante ser a mais avançada do mundo.

O segredo de todo o sistema, está, não nos motores, mas na tecnologia das baterias, basicamente, um sistema “híbrido” que junta ultracapacitores e baterias em estado sólido.

Aliás, este pack de baterias “híbrido”, será produzido, tal como as baterias de iões de lítio em estado sólido, em cooperação com a empresa IMECAR Elektronik.

Assim, o Estrema Fulminea deverá anunciar um peso total de cerca de 1.500 kg, sendo que, aproximadamente 300 kg, serão do sistema híbrido de propulsão. Terá uma densidade energética sem precedentes, de cerca de 500 Wh/kg. Isto, ao mesmo tempo que a capacidade combinada surge fixada nos 100 kWh.

Assim e quando conectado a um carregador rápido DC, o hiperdesportivo deverá ser capaz de recuperar entre 10 e 80% da capacidade de carga, em menos de 15 minutos.

Quanto aos 2.069 cv de potência, a Estrema acredita que serão suficientes para permitir que o Fulminea acelere dos 0 aos 100 km/h em cerca de 2,0 segundos. Promessa que, ainda assim, não impedirá o modelo de conseguir autonomias na ordem dos 520 km.

A Automobili Estrema anunciou que apenas pensa produzir 61 unidades deste Fulminea, assumindo igualmente como objectivo entregar as primeiras unidades durante o terceiro trimestre de 2023. Em relação ao preço, a marca refere que se deve cifrar perto dos 2 milhões de euros.