VW ID. Buzz GTX: Pão de Forma elétrico chega aos 340 CV

25/03/2024

O ID. Buzz, reinterpretação moderna do lendário Pão de Forma, é o mais recente elemento da nova família GTX na Volkswagen.

 

Versão de inspiração vincadamente racing, o GTX apresenta-se na configuração de motor duplo para um total de 340 CV de potência e tração integral.

A marca alemã anuncia para o ID. Buzz mais potente de sempre uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos (não muito longe do atual Golf GTI: 6,2 s), enquanto a velocidade máxima está limitada a 160 km/h.

Entre as vantagens do sistema 4MOTION no capítulo dinâmico, sobretudo em pisos de aderência reduzida, está também o aumento da capacidade de reboque em até 800 kg, para uma capacidade máxima de 1.600 kg.

Disponível nas configurações de cinco, seis ou sete lugares, reforçada pela opção de dois comprimentos de distância entre eixos: o tamanho padrão, com bateria de 79 kWh, ou com mais 25 cm entre eixos, com unidade aprimorada de 86 kWh.

O modelo admite carregamentos rápidos até 200 kW, para recuperar de 10 a 80% da capacidade da bateria em apenas 26 minutos.

Mais digital e inteligente

A incorporação do ChatGPT é uma das novidades tecnológicas desta versão GTX, que passa a dispor da ferramenta de inteligência artificial do momento, além de elementos como o head-up display (opcional) e um sistema de multimédia de última geração, já com novos menus de navegação e gráficos, bem como potência de processador mais rápida, apoiado num ecrã tátil que tem agora 12,9 polegadas, em vez de 12 polegadas (33 cm na diagonal em vez de 30 cm).

Outra novidade é a barra de toque iluminada para o controlo de temperatura e volume, enquanto a lista de equipamentos de segurança passa a incluir, por exemplo, o sistema de alerta de saída, que avisa quando veículos motorizados e bicicletas se aproximam por trás sempre que uma porta é aberta.