No que diz respeito aos automóveis clássicos, qualquer Alfa Romeo pré-guerra é uma descoberta altamente desejável, independentemente da sua condição. Mas junte isso ao facto deste exemplar em particular ter sido propriedade de um ditador da Segunda Guerra Mundial, e torna-se mais do que apenas história automóvel, mas história em si mesmo.

E é isso mesmo que o Alfa Romeo 6C 1750 SS de 1929 é, já que o seu primeiro proprietário foi o ditador italiano Benito Mussolini, que o adquiriu em 1930 por 60 mil liras. O chassis número 6C0312898 pertence agora um cidadão norte-americano e foi recentemente enviado para o Reino Unido, para ser submetido a um restauro completo por parte de Thornley Kelham.

Este automóvel foi o primeiro Alfa Romeo construído com dupla árvore de cames, tendo como base o P2, um carro de corrida da época. Um dos apenas 200 exemplares construídos, exibia um motor de seis cilindros em linha e poderia atingir velocidades superiores a 120 milhas por hora. Aparentemente, em 1937, Mussolini vendeu o 6C 1750 SS para a Eritreia, uma colónia italiana na época, onde foi transformado num carro de corrida, sendo o seu chassis fortemente alterado.

Hoje, apenas o chassis, o eixo traseiro e a caixa de velocidades são originais, mas o restauro visa devolver este Alfa Romeo ao seu estado original, o que tinha quando pertenceu a Benito Mussolini.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.