Publicidade Continue a leitura a seguir

Alfa Romeo Spider que pertenceu a Muhammad Ali está à venda

Publicidade Continue a leitura a seguir

Muhammad Ali foi um dos melhores pugilistas de todos os tempos, tendo também uma vida activa na política, religião e música. Além disso, tinha também uma veia “petrolhead” e no mesmo dia adquiriu um Rolls-Royce Corniche e este Alfa Romeo Spider Veloce de 1976, comprado pessoalmente na European Imports, em Lake Forest, Chicago.

O pugilista teve o Alfa Spider durante alguns anos, tendo-o oferecido à sua terceira mulher, Veronica Porché, mas esta nunca o conduziu, porque não podia conduzir automóveis com caixa de velocidades manual. Devido a isso Ali ofereceu o Spider a Tim Shanahan, um grande amigo seu e da sua família. Tim ficou com o automóvel durante mais de 40 anos, estando agora à venda, com dois únicos donos, Muhammad Ali e Tim Shanahan, com toda a história reportada desde novo. O automóvel faz-se acompanhar por toda a documentação original de Ali, além de várias fotografias e um livro “Running with the Champ” escrito por Shanahan e que relata a história da compra e vida deste Spider.

O Alfa Romeo Spider de Muhammad Ali, na cor Metallic Silver e número de chassis AR115023049438 é de 1976, pertencendo à segunda série do modelo, que esteve no mercado de 1970 a 1982. Esta série, conhecida por Coda Tronca, recebeu algumas alterações de desenho, principalmente na traseira, com um estilo Kamm-tail, aumentado o espaço de bagagem. O Spider de Ali era a versão Veloce mais vitaminada, com o motor de 2.0L DOHC com injecção Spica que debita 132 cv. Este Spider foi um dos 4.530 produzidos em 1976.

Conhecido pelo seu carisma, o Alfa Romeo Spider Serie 105/115 manteve a sua produção ao longo de quase 30 anos, entre quatro séries. Este modelo foi o sucessor do Giulietta Spider e, posteriormente, passou a ser a versão descapotável do GTV e do Brera. Por debaixo da carroçaria do Spider, está praticamente um Alfa Romeo Giulia, pois utiliza o motor de quatro cilindros em linha e dupla árvore de cames à cabeça, caixa de velocidades, suspensão frontal independente, eixo traseiro e construção monocoque deste. O Spider foi apresentado no Salão de Genebra de 1966 com o Alfa Romeo Spider 1600 e seria o último projecto onde o fundador da Pininfarina, Battista “Pinin” Farina, estaria envolvido.

A Alfa Romeo vendeu mais de 130.000 exemplares do Spider, durante a sua produção de 1966 a 1993, com vários melhoramentos mecânicos e na carroçaria ao longo dos anos, mantendo-se fiel ao design original de Battista. Durante as primeiras três séries, os Spider eram produzidos na Pininfarina, em Grugliasco, passando para San Giorgio Canavese, na quarta série. Quando a produção da quarta série do Spider foi terminada, em 1993, não havia mais nenhum Alfa Romeo de tracção traseira disponível, até ao lançamento do Alfa Romeo 8C Competizione, em 2007.