Alpha One GTO conduzido por Tom Cruise vai a leilão

05/08/2019

O Alpha One GTO é uma das réplicas mais conhecidas do mítico Ferrari 250 GTO, esta baseavam-se na plataforma dos modelos Z da Datsun, particularmente nos 240Z e nos 260Z, com algumas a utilizarem o posterior 280Z.

Muitos proprietários encomendavam os seus automóveis à empresa de Joe Alphabet, o que lhes permitiu especificar uma ampla variedade de opções, tais como os V8 da Chevrolet, suspensão e travões aprimorados, caixa de cinco velocidades manual ou automática e uma grande variedade nas cores da pintura.

Este Alpha One, em particular, é sem dúvida o mais famoso de todos, foi utilizado no filme Vanilla Sky, de 2001, com Tom Cruise ao volante. As cenas com o 250 GTO a percorrer as ruas abandonadas de Nova York foram algumas das mais memoráveis do filme.

A história de Joe Alphabet e do Alpha One GTO é bem conhecida na esfera do automobilismo, a Ferrari lutava por reprimir a comercialização de réplicas que tinham como base os seus automóveis. As réplicas mais comuns eram a do Ferrari 250 GTO que utilizava como base os modelos Z da Datsun, o Ferrari 365 GTB Daytona baseado no Corvette C3 e mais tarde o Ferrari F40 baseado no Pontiac Fiero.

O 365 GTB Daytona que tinha como base um Vette C3 foi utilizado nas duas primeiras temporadas de Miami Vice, antes da Ferrari tomar conhecimento e mover uma acção judicial contra a produtora da série. A terceira temporada da série começava com a explosão de um exemplar, que viria a ser substituído por um Ferrari Testarossa, sendo que a casa de Maranello doou dois exemplares para serem utilizados na série.

O filme Ferris Bueller’s Day Off também utilizou uma réplica de um Ferrari que havia sido construída nos Estados Unidos, um Modena GT California Spyder que conseguiu sobreviver à famosa cena no final do filme.

A réplica do Ferrari 250 GTO baseada num modelo Z da Datsun foi inicialmente criada e construída por Barry Goldstein da empresa californiana Eagle Engineering. Goldstein utilizou uma série de moldes de fibra de vidro feitos à medida para criar “corpo”, mantendo, por baixo, o Datsun intacto, mas a maioria das réplicas foram concluídas por construtores de casas.

Devido à pressão legal da Ferrari, Goldstein vendeu os moldes e os direitos a Joe Alphabet, que os modificou um pouco para construir o Alpha One GTO. Alguns automóveis foram construídos por Joe antes dos advogados da marca do cavalinno rampante baterem à porta, a qualidade dos automóveis de Alphabet é geralmente considerada superior, já que muitos foram construídos na fábrica e não por construtores de casas.

Joe Alphabet vendeu os moldes e direitos que à data se moviam através de várias outras mãos, actualmente ninguém sabe qual é o paradeiro dos moldes ou se ainda existem.

Este Alpha One GTO e o automóvel original utilizado por Tom Cruise em Vanilla Sky e faz-se acompanhar por um documento da Paramount Pictures que o comprova, bem como outro documento que contém informações relacionadas com o filme.

Sob o capot encontramos um motor V8 da Chevrolet, acoplado a uma transmissão automática GM. A transmissão foi feita para parecer manual, todavia falta a típica caixa de velocidade cromada utilizada nos verdadeiros 250 GTO. O interior é notavelmente diferente do modelo original, desde o painel, passando pelos assentos e as portas, mas apenas um pequeno número de pessoas daria conta destas diferenças.

Por baixo do corpo em fibra de vidro encontra-se um Dtusun 260Z de 1976, com suspensão independente na frente, utilizando apoios MacPherson, molas helicoidais e uma barra estabilizadora. A traseira também tem suspensão independente com apoios Chapman e molas helicoidais. O Alpha One GTO utiliza um sistema de direcção de pinhão e cremalheira e pesa 1350 kgs.

A famosa réplica do 250 GTO será leiloada em Monterey, entre os dias 15 e 17 de Agosto, pela Mecum Auctions. A leiloeira estima que o valor da venda se fixe entre os 85 e os 95 mil dólares.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.