Amalgam revela edição especial do Bugatti Type 59 com figura de J.P. Wimille

28/02/2024

A Amalgam Collection, reconhecida pelas suas criações em miniatura de excelência, acaba de anunciar uma edição especial ‘Man and Machine’ que captura na perfeição a lenda Bugatti Jean-Pierre Wimille e o Tipo 59 com que correu em Spa-Francorchamps, no Grande Prémio da Bélgica, a 14 de Julho de 1935. Esta edição especial à escala 1:8 é limitada a apenas cinco combinações de modelo e figura, três das quais já adquiridas por coleccionadores distintos. O modelo pode ser encomendado em condições pré-corrida imaculadas, ou patinado para reflectir o pó e a sujidade após a prova.

 

A figura de Jean-Pierre Wimille
A figura de Jean-Pierre Wimille que acompanha cada modelo nesta edição especial tem cerca de 22 centímetros de altura, e foi esculpida digitalmente, impressa em 3D e detalhadamente pintada à mão em Veneza por uma pequena equipa de artistas. Após uma profunda pesquisa nos arquivos, procurando fotografias históricas e descrições das semelhanças de Wimille, a equipa em Veneza criou uma figura que representa com precisão a sua aparência física e o carácter em pose de corrida.

Sandy Copeman, Director de Marca da Amalgam, comentou: “Há muito que queríamos criar figuras de pilotos que correspondessem à qualidade dos nossos modelos 1:8 e que se enquadrassem bem ao lado deles. A nossa pesquisa sobre a sua aparência na época da corrida foi profunda e extensa. O tipo de fato que ele usava, os sapatos, a sua fisionomia e tez foram todos cuidadosamente considerados e representados nesta bela figura de J.P. Wimille.”

O Bugatti Type 59
O modelo Bugatti Type 59 é o resultado de cerca de 5000 horas de design e desenvolvimento extensamente cuidadosos. O longo processo começou com uma digitalização detalhada de um Type 59 original, chassi 59122. Demonstrando habilidade e arte excepcionais, a equipa da Amalgam começou a reformular o CAD, antes de imprimir em 3D e trabalhar manualmente centenas de padrões. Moldes foram feitos, e cada peça foi fundida em resina de prototipagem, posteriormente ajustada, pintada e montada nestas impressionantes obras de arte. O protótipo original só recebeu a aprovação dos historiadores da Bugatti quando estes estavam completamente satisfeitos com a sua precisão de representação. Cada peça subsequente com 52 centímetros de comprimento demora 500 horas para fundir, ajustar, pintar e montar.

Cada detalhe visível do automóvel tal como este competiu em Spa em Julho de 1935 foi capturado e perfeitamente replicado, usando imagens e dados de arquivo, partilhados pela Bugatti e pela Bugatti Trust. O modelo apresenta uma cobertura do motor completamente removível que é fixada ao modelo com correias de couro em escala, exatamente como o carro original, sob a qual se encontra o motor sobrealimentado de oito cilindros em linha de 3,3 litros. Cada detalhe minucioso foi capturado, desde o padrão no painel de instrumentos, até às ligações dos travões por cabo e às rodas de cordas de piano perfeitamente projectadas. Cada roda é em si mesma uma obra de arte, com mais de 80 peças, exigindo várias horas de trabalho de montagem precisa.

Para os clientes que solicitarem a patine de época, os artesãos da Amalgam pintam meticulosamente e detalham o modelo de forma a refletir a sua condição pós-corrida.

Expressão máxima do carro de Grand Prix Bugatti, o Type 59 foi um testemunho dos talentos extraordinariamente criativos de engenharia de Ettore e Jean Bugatti. Num período em que a arte do desenho de automóveis de competição era progressivamente ultrapassada pela ciência, o Type 59 permaneceu competitivo apesar da utilização contínua de mecânica ‘antiquada’. Aliás, continua a ser o último carro de Grand Prix bem-sucedido da Bugatti.

Jean-Pierre Wimille é, por sua vez, considerado um dos melhores pilotos de todos os tempos, tendo sido citado como um modelo até pelo grande Juan Manuel Fangio. Juntando-se à equipa de competição da Bugatti quando os gigantes da Mercedes e da Auto Union começaram a dominar as corridas de Grand Prix, o fato de a Bugatti permanecer competitiva foi um testemunho das habilidades de Wimille.

“Esta edição muito pequena e requintada do Bugatti Type 59 e Jean Pierre Wimille é apenas o começo”, continua Copeman, “esperamos partilhar mais figuras muito refinadas e perfeitamente posicionadas de ícones do automobilismo no futuro.”

Fotografias: Amalgam Collection