A figura de Jean-Pierre Wimille
A figura de Jean-Pierre Wimille que acompanha cada modelo nesta edição especial tem cerca de 22 centímetros de altura, e foi esculpida digitalmente, impressa em 3D e detalhadamente pintada à mão em Veneza por uma pequena equipa de artistas. Após uma profunda pesquisa nos arquivos, procurando fotografias históricas e descrições das semelhanças de Wimille, a equipa em Veneza criou uma figura que representa com precisão a sua aparência física e o carácter em pose de corrida.
Sandy Copeman, Director de Marca da Amalgam, comentou: “Há muito que queríamos criar figuras de pilotos que correspondessem à qualidade dos nossos modelos 1:8 e que se enquadrassem bem ao lado deles. A nossa pesquisa sobre a sua aparência na época da corrida foi profunda e extensa. O tipo de fato que ele usava, os sapatos, a sua fisionomia e tez foram todos cuidadosamente considerados e representados nesta bela figura de J.P. Wimille.”
O Bugatti Type 59
O modelo Bugatti Type 59 é o resultado de cerca de 5000 horas de design e desenvolvimento extensamente cuidadosos. O longo processo começou com uma digitalização detalhada de um Type 59 original, chassi 59122. Demonstrando habilidade e arte excepcionais, a equipa da Amalgam começou a reformular o CAD, antes de imprimir em 3D e trabalhar manualmente centenas de padrões. Moldes foram feitos, e cada peça foi fundida em resina de prototipagem, posteriormente ajustada, pintada e montada nestas impressionantes obras de arte. O protótipo original só recebeu a aprovação dos historiadores da Bugatti quando estes estavam completamente satisfeitos com a sua precisão de representação. Cada peça subsequente com 52 centímetros de comprimento demora 500 horas para fundir, ajustar, pintar e montar.
Cada detalhe visível do automóvel tal como este competiu em Spa em Julho de 1935 foi capturado e perfeitamente replicado, usando imagens e dados de arquivo, partilhados pela Bugatti e pela Bugatti Trust. O modelo apresenta uma cobertura do motor completamente removível que é fixada ao modelo com correias de couro em escala, exatamente como o carro original, sob a qual se encontra o motor sobrealimentado de oito cilindros em linha de 3,3 litros. Cada detalhe minucioso foi capturado, desde o padrão no painel de instrumentos, até às ligações dos travões por cabo e às rodas de cordas de piano perfeitamente projectadas. Cada roda é em si mesma uma obra de arte, com mais de 80 peças, exigindo várias horas de trabalho de montagem precisa.
Para os clientes que solicitarem a patine de época, os artesãos da Amalgam pintam meticulosamente e detalham o modelo de forma a refletir a sua condição pós-corrida.
Expressão máxima do carro de Grand Prix Bugatti, o Type 59 foi um testemunho dos talentos extraordinariamente criativos de engenharia de Ettore e Jean Bugatti. Num período em que a arte do desenho de automóveis de competição era progressivamente ultrapassada pela ciência, o Type 59 permaneceu competitivo apesar da utilização contínua de mecânica ‘antiquada’. Aliás, continua a ser o último carro de Grand Prix bem-sucedido da Bugatti.
“Esta edição muito pequena e requintada do Bugatti Type 59 e Jean Pierre Wimille é apenas o começo”, continua Copeman, “esperamos partilhar mais figuras muito refinadas e perfeitamente posicionadas de ícones do automobilismo no futuro.”
Fotografias: Amalgam Collection