Antigo Ferrari de Elton John leiloado por meio milhão de euros

01/10/2019

O Ferrari 365 GTB/4 ganhou o nome Daytona, o qual não é oficial, após a Ferrari ter obtido os três primeiros lugares nas 24h de Daytona de 1967, com os três Ferrari a passar a linha de meta lado a lado. Apesar de ter sido um automóvel desenhado para a estrada, obteve bastante sucesso nas competições de GT como as 24h de Daytona e nas 24h de Le Mans. Este era na época o automóvel de produção mais rápido do mundo, graças ao motor V12 de 4.4 litros e quatro árvores de cames à cabeça, duas por bancada de cilindros, que debitava 352 cv.

Este exemplar do Ferrari 365 GTB/4 Daytona foi registado a 3 de Agosto de 1972, vendido pelo Maranello Concessionaires Ltd, o concessionário oficial da Ferrari no Reino Unido. Segundo consta dos arquivos, pertenceu a Elton John de 1973 a 1975. Este foi dos primeiros Ferrari adquiridos pelo cantor, antes de ter uma colecção de automóveis bastante composta.

Após a venda, este Daytona foi propriedade de vários membros do Ferrari Owners Club e o último proprietário teve na sua posse 16 anos, antes de ser leiloado há dois anos atrás, também pela Silverstone Auctions. Mas o seu proprietário, Harris, faleceu este ano e volta assim a leilão.

Para além de ter pertencido a Elton John, este Daytona é um dos apenas 158 exemplares construídos com volante à direita. Exteriormente tem a cor Rosso Chiaro e originalmente foi especificado com o interior na cor Black VM8500 Connolly Vaumol.

Este Ferrari 365 GTB/4 Daytona foi a leilão, através da Silverstone Auctions, numa venda reservada a modelos das marcas Porsche e Ferrari, organizada no Dallas Burston Polo Club, em Midlands, Inglaterra, no passado dia 21 de Setembro, atingindo as 475 mil libras, cerca de 533 mil euros.

Com o automóvel foi ainda todos os documentos referentes a si, como pedidos de extras originais, toda a documentação da fábrica, facturas das manutenções na Ferrari, todas as inspeções que comprovam as 82 mil milhas, entre muitos outros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.