Bugatti Type 32: Um passo antes do tempo

05/05/2019

Imagem colorida de Pietro “Pierre” Marco ao volante do Bugatti 32 “Tank”, com que participou no Grande Prémio de França de 1923, disputado em Tours.

O “Tank de Tours” ou melhor dizendo, o Bugatti Type 32, com o chassis curto equipado com um motor de 2.0 litros e oito cilindros em linha, representou uma tentativa pioneira de explorar a forma aerodinâmica do automóvel para tentar obter vantagem no desempenho. Porém, Ettore Bugatti partiu de uma ideia errada, ao defender que “quanto mais o veículo se aproxima do solo menor será a sua resistência ao movimento”. O problema é que a forma de asa de avião escolhida empiricamente, juntamente com o fundo plano do modelo, gerava uma força ascendente quando rodava em alta velocidade.

Embora ousado e engenhoso, Bugatti não conhecia o “Princípio de Bernoulli” que define que quando a velocidade do ar é maior e a pressão menor por cima da asa e há uma pressão maior por baixo, gera-se uma força de sustentação. E era precisamente esse o fenómeno que afectava a carroçaria do Tipe 32 em forma de asa.

Ainda assim, e apesar da brutal instabilidade a alta velocidade, um dos quatro “Tank” inscritos no Grande Prémio de Tours conseguiria chegar na terceiro posto da classificação geral com o mecânico e piloto Ernest Friderich ao volante. Dois outros tinham desistido respectivamente por acidente (Pierre de Vizcaya) e avaria (Bertrand, Príncipe de Cystria) Este Type 32 com o número 16, de Pietro Marco, terá desistido voluntariamente devido à referida instabilidade.

Após este Grande Prémio, os quatro Type 32 seriam vendidos e Ettore Bugatti iria substituir o modelo falhado pelo fantástico porém convencional Type 35, um verdadeiro sucesso que venceria centenas de competições e seria reconhecido como um dos melhores veículos de competição da história do automóvel.

O conceito “Tank” devidamente revisto e aperfeiçoado, seria retomado com o Type 57 G de 1936, vencedor do GP de França desse ano e das 24 Horas de Le Mans de 1937.

Mas o pioneiro foi mesmo este Type 32.

Ricardo Grilo / Jornal dos Clássicos

Imagem colorida por Ricardo Grilo