Desportivos raros e carros de competição: Uma das melhores coleções do mundo

02/06/2021

Fredy Lienhard foi um piloto com uma carreira de 40 anos com bastante sucesso. Começou nos anos 70, na Fórmula V e Fórmula 2, competindo com a sua equipa Lista. O auge da carreira foi atingido nas 24h de Daytona de 2002, onde obteve a vitória. Mas a sua paixão pelo desporto motorizado não se fica por competir, mas também por coleccionar automóveis de competição históricos e desportivos, criando o Autobau, no país que proibiu o desporto motorizado, a Suíça.

Do lado de fora do museu existe um tributo a James Dean, com uma escultura do Porsche 550 Spyder. Mal se entra a atenção vira-se para o Ferrari 330 GTO, apesar de este ser uma réplica, mas com uma história interessante por trás, tendo pertencido a David Piper. Somente três exemplares foram produzidos do 330 GTO, equipado com o motor V12 de 4.0L, já que não conseguiu ser homologado a tempo.

Ao lado do 330 GTO, está um Porsche 904, totalmente restaurado e, atrás deste, estão mais dois cavalos de Maranello. Um deles é um Ferrari 512 M, com a decoração da Sunoco utilizada pela Penske, um modelo um pouco confuso, já que foi construído sob uma réplica de um chassis, utilizando componentes originais e equipado com um motor de 4.4L do Ferrari Daytona Competizione. Ao lado deste está um Ferrari 512 BB LM. Estes modelos foram desenvolvidos pela Michelotto, que produziu quatro exemplares para três equipas alinharem nas 24h de Le Mans de 1978, numa altura em que a Ferrari se retirou das competições de GT’s para centrar as suas atenções na Fórmula 1. Este 512 BB presente na Autobau, era um automóvel de estrada, comprado por Roger Penske, mas nos anos 80 tive um grande acidente e a sua recuperação era inviável. Ao invés de ir para a sucata, foi transformado numa réplica do 512 BB LM, por algumas das empresas envolvidas no projecto original.

Na mesma zona dos modelos descritos acima, está um Lola, marca icónica das provas de resistência, mas apesar da aparência, este modelo não tem mais de 10 anos. Este não uma réplica qualquer, foi produzido pela própria marca em 2008, com mais dois exemplares da “Continuation Series”. Todos os parâmetros do original foram mantidos e daí tem a aprovação FIA.

A Autobau tem uma incrível colecção de automóveis de Fórmula 1. A Sauber é uma empresa suíça que produz automóveis de competição, tanto para a Fórmula 1, como para resistência, e a Autobau é onde está presente a maior colecção da Sauber, sendo o modelo mais recente um BMW Sauber F1.06. Os automóveis estão numa zona que era um antigo reservatório de uma empresa de álcool, contendo três pisos, sendo que no piso mais baixo, está a colecção dos automóveis Sauber, perfazendo a evolução dos modelos da marca, desde 1973, passando pela época em que produzia os protótipos de resistência para a Mercedes-Benz, até aos anos mais recentes, com parceria com a BMW na produção dos modelos de Fórmula 1, passando pelos Fórmula 1 com as decorações da Red Bull e da Petronas.

Mas nem só de Fórmulas se faz a história da Sauber, estando aqui presente um Sauber C3, de 1973, um automóvel com motor Ford BDG desenvolvido para as provas de rampas. Segue-se o C5, modelo desenvolvido para a Interseries, com motor BMW de 290cv. Aqui não está presente nenhum Sauber de Grupo C, mas está o motor V8 M119 Twin-Turbo de 5.0L, que equipou os Sauber Mercedes-Benz C9 e vários modelos à escala, utilizados no desenvolvimento em túnel de vento, do C11 e do C292, modelo este que nunca chegou a competir.

Subindo ao piso superior, está o Renault RE40 Turbo de Alain Prost, que com este automóvel quase ganhou o campeonato de Fórmula 1 de 1983. Perto deste, está o Ferrari 412T de Jean Alesi de 1994, que com apenas 500 kg e um motor de 750 cv era um autêntico monstro. No mesmo piso mora um Doran JE4 Daytona Prototype de 2004, equipado com um motor V8 da Lexus com 4.3L. Além destes, tem ainda um Indycar, um HVM Racing Honda, de 2011, que foi conduzido pela piloto Simona de Silvestro.

No piso do topo, está a colecção dos automóveis pessoais de Fredy. Começando nos anos 70 com os Fórmula 2, tem também Dallara Judd, vencedor das 24h de Daytona de 2002, o Porsche RS Spyder 96 707 utilizado na sua última corrida, em 2008, e um Horag de 1987 desenvolvido para o Can-Am e Interseries, utiliza um chassis da Fórmula 3000 e equipado com um motor de 3.5L da Fórmula 1, este Horag venceu três vez o campeonato até meio dos anos 90.

Do outro lado do edifício, está a colecção dos automóveis de estrada, onde um Porsche Carrera GT e um 918 Spyder partilham o espaço com um Ferrari F40 e um LaFerrari, entre muitos outros automóveis. Salta também à vista o Vector W8, modelo superdesportivo americano, equipado com um motor V8 Twin-Turbo de 6.0L.

Mas existem muitos mais automóveis, que não caberiam todos num artigo só. Simplesmente a Autobau, que se situa perto de Zurique, merece a vista de qualquer aficionado.