Doze automóveis clássicos exclusivos do Canadá

15/11/2020

O mercado canadiense é o segundo mais importante para as grandes marcas americanas, daí que ao longo dos anos a General Motors, Ford e Chrysler tenham desenvolvido modelos específicos para este país, criando mesmo marcas novas. Isto fez com que fossem criados nomes de automóveis com conexões históricas ao Canadá. De seguida damos doze exemplos de automóveis únicos no mercado canadiense.

-Acadian Invader

A Acadian foi uma marca introduzida no Canadá em 1962 e vendida nos concessionários Pontiac. O Invader era basicamente um Chevrolet Chevy II/Nova com um design da Pontiac. Em 1968 o modelo recebeu um redesenho para se diferenciar mais do Nova. Em 1971 aparece a versão desportiva SS, altura em que acaba a marca, com a substituição pelo Pontiac Ventura. Em 1980 o nome voltou com base no Chevrolet Chevette, mas vendido como Pontiac. O nome Acadian deriva de um grupo de origens francesas da colónia de Acádia.

-Acadian Canso

O Canso era outro modelo da marca Acadian, vendido a partir de 1967. O nome Canso deriva de uma comunidade da Nova Escócia que se estabeleceu em 1604, tendo uma forte presença na história do Canadá.

-Beaumont

O Beaumont começou como um modelo da marca Acadian, em 1962 e 1963, tornando-se, posteriormente, numa marca própria, sendo um modelo semelhante ao Chevrolet Chevette. Foi produzido até 1969 e era o modelo mais distinto vendido pela Pontiac.

-Frontenac

A Frontenac era também uma marca própria, criada pela Ford, para vender um automóvel com base no modelo Falcon. Só foi produzida durante o ano de 1960 e os modelos eram vendidos nos concessionários Mercury-Meteor, sendo substituído pelo Mercury Comet. O seu nome provém do soldado e governador da Nova França, Louis de Buade de Frontenac.

-Meteor Montcalm

Em 1949, a Ford do Canadá, decide lançar a marca Meteor para vender modelos Ford com qualidade Mercury nos concessionários desta. Alguns anos mais tarde, a Meteor tinha os seus modelos com um desenho específico. O Montcalm era um modelo forte no portefólio da Meteor, lançado a meio de 1959 e vendido até 1976 tendo, durante um pequeno período, disponível a versão desportiva S33. O nome deriva de Louis-Joseph de Montcalm, comandante na Guerra dos Sete Dias.

-Meteor Rideau

O Rideau, lançado em 1954, era o modelo de topo da Meteor, até à chegada do Montcalm. Rideau significa cortina em francês, sendo também o nome derivado do Canal Rideau.

-Meteor LeMoyne

O LeMoyne foi o modelo de topo da Meteor entre 1968 e 1970. O seu nome provém de Charles le Moyne de Longueuil et de Châteauguay, um colonizador de Nova França.

-Monarch Richelieu

A Monarch foi outra marca criada pela Ford, especificamente para o Canadá, com os primeiros modelos a chegar aos concessionários Ford em 1946. Utilizavam carroçarias Mercury, mas com um nível de equipamento diferente. Esteve no activo até 1957, altura em que a Ford lança a marca Edsel e a Monarch desaparece, para voltar novamente em 1959, descontinuada, novamente, em 1961. O modelo com maior sucesso da marca foi o Richelieu, disponível entre 1955 a 1961. O seu nome deriva de um afluente do Rio São Lourenço, com o nome original Saint Lawrence River.

-Pontiac Laurentian

O Laurentian era o modelo de topo da Pontiac, até aparecer o Parisienne, lançado em 1953 e permanecendo no catálogo da marca até 1978. O nome deriva de Laurentian Highlands, no Quebeque.

-Pontiac Parisienne

O Pontiac Parisienne era uma fusão entre o Chevrolet Impala e o Pontiac Bonneville, sendo um modelo bem-sucedido, juntando-se pouco depois o Grand Parisienne e o Parisienne 2+2. Em 1982 o Parisienne voltou, com base no Chevrolet Caprice.

-Dodge Mayfair

Tal como a General Motors e a Ford, a Chrysler também vendeu modelos específicos para o Canadá, mas sem criar marcas únicas, nem com nomes de origens canadiens0se, nem pertencentes na História do Canadá. Como é o caso do Dodge Mayfair, um nome específico para este mercado.

-Dodge Regent

O Dodge Regent também foi um nome utilizado somente no Canadá, assim como o Dodge Crusader. Em conjunto com o Mayfair, estes três modelos não eram na realidade automóveis da Dodge, mas sim da Plymouth com a frente característica da Dodge.