Exemplar único do Mercedes-Benz 600 Sedan será leiloado em Portugal

27/08/2019

A Mercedes-Benz produziu 2677 unidades do 600. De entre todos, este, que foi o 293º produzido em 1966, destaca-se por ser verdadeiramente único, podendo provavelmente reclamar a distinção de ser o automóvel de estrada mais caro do mundo naquele ano.

Foi produzido para um excêntrico magnata do petróleo arménio, chamado Nubar Gulbenkian (filho de Calouste Gulbenkian), que inquiriu a Mercedes-Benz sobre a possibilidade de lhe fazerem um 600 com tejadilho inteiramente em vidro. Quando o construtor alemão recusou o seu pouco ortodoxo pedido, Gulbenkian encomendou um 600 limousine de série através de um concessionário francês, usando um nome falso, e resolvendo a questão à sua maneira.

Após a entrega do 600, este foi enviado para a firma de carroçarias parisiense de Henry Chapron, onde foi modificado, com destaque para o acima mencionado tejadilho em vidro. Para que o seu proprietário pudesse olhar para as estrelas, o banco traseiro dobrava-se, transformando-se numa cama de casal.

Os painéis das portas estão equipados com espelhos de mão e as armações com vidros defletores foram concebidas com o único propósito de regular o fluxo de ar fresco, reduzindo ao mínimo a turbulência. Há suportes especiais para cachimbo, bem como um frigorífico para bebidas entre os assentos. O proprietário controlava a atividade do seu motorista com um velocímetro e um medidor de combustível, instalados no compartimento traseiro. Não existem painéis de madeira, o que é pouco usual num 600, já que foram substituídos por couro sumptuoso. O seu proprietário era obcecado pelos detalhes.

Após a sua morte, em 1972, Gulbenkian deixou o automóvel em testamento ao jardineiro português da sua casa em Cannes. Depois de ficar na posse do automóvel, enviou-o para a sua casa em Portugal, onde ficou guardado nos 30 anos seguintes. Quando finalmente foi transmitido ao seu novo guardião, precisava apenas de serviços mínimos de manutenção e limpeza para ficar em condições de ser utilizado. Durante a sua passagem pela coleção de José Mira, foi objeto de um artigo no site “Petrolicious”. Recentemente adquirido pelo Sr. Sáragga, continua num espantoso estado de conservação.

Todos os Mercedes-Benz 600 são especiais, mas este exemplar é, sem dúvida, mais especial do que a maioria. Justifica, por isso, especial consideração por parte dos verdadeiros apreciadores da marca.

Este automóvel faz parte da Colecção Sáragga que irá ser leiloada pela RM Sotheby’s na Comporta no próximo dia 21 de Setembro.

Créditos das fotos: Tom Wood/RM Sotheby’s

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.