Ferrari 500 Mondial pode chegar aos 6 milhões de dólares

17/01/2019

O 500 Mondial Spider, chassis 0438MD, foi adquirido, conduzido e admirado por várias personalidades da história do automobilismo e da cultura pop.

Particularmente reconhecido – e imortalizado – pela fotografias em que é alvo da admiração de James Dean, o automóvel de competição italiano tem as impressões digitais de uma série de figuras icónicas.

Inicialmente pertenceu a Porfirio Rubirosa, um diplomata e bon vivant dominicano, que acompanhado de Zsa Zsa Gabor correu com 500 Mondial Spider em Santa Bárbara.

Pouco depois foi comprado por John von Neumann, o homem que introduziu a Porsche e a Volkswagen na Califórnia e vendeu automóveis desportivos às estrelas de Hollywood através do seu concessionário, o Competition Motors. Mais uma vez nas corridas de Santa Bárbara um admirado James Dean, que havia levado o seu Porsche Speedster, exibiu o automóvel. Sob a propriedade de Neumann, o Ferrari também correu em Palm Springs e em Torrey Pines, ao volante estava um jovem piloto chamado Phill Hill – o homem que se tornaria uma lenda do automobilismo.

Independentemente dos seus proprietários ou admiradores este é um automóvel muito especial. Pertence ao restrito lote de 12 exemplares fabricados e foi restaurado pelas “mãos de ouro” do departamento Classiche da Ferrari em Modena. Posteriormente foi galardoado com distintos prémios, a título de exemplo: 1º lugar na classe no Pebble Beach Concours d’Elegance; Platinum Award que destinge o melhor restaurado e ainda Phil Hill Trophy para o melhor Ferrari em competição, os dois atribuídos pelo Ferrari Club of America.

O 500 Mondial de 1954 será oferecido em leilão em condição altamente original e certificado pela Ferrari Classiche. A Bonhams estima que o valor da venda, que se realiza esta quinta-feira em Scottsdale, se fixe entre os cinco e os seis milhões de dólares.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.